UMA PROPOSTA DE BOLETIM INFORMATIVO NA EDUCAÇÃO ESTADUAL

Autores

  • Weber Ferreira dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-015

Palavras-chave:

Sistema de Gerenciamento Escolar, Tomada de Decisão, Gerência, Boletim Informativo

Resumo

Introdução: o Boletim Informativo (BI) representa uma ferramenta importante para a gestão pois contribui para a tomada de decisões mais assertivas. Objetivo: propor um modelo de Boletim Informativo (BI) para educação em um estado na região norte do país. Método: estudo descritivo, realizado a partir de dados disponibilizados do Censo Escolar Nacional (Educacenso/MEC) e dados secundário do Sistema Estadual de Gerenciamento Escolar do estado do Tocantins (SGE/SEDUC/TO). Resultados: as bases de dados do Educacenso/MEC e SGE/SEDUC/TO possibilitaram classificar as informações em quatro eixos considerados estratégicas para a elaboração do BI Eixo I (Localização - identificação das características regionais), Eixo II e III (Perfil e Desempenho dos Estudantes) e Eixo IV (Metas). Conclusão: os modelos de gestão das gerencias se encontram em diferentes fases de implementação. O BI pode representar uma ferramenta importante para a gestão pois contribui para a tomada de decisões além de auxiliar a educação básica a estabelecer um conjunto estruturado de análise de informações.

Referências

ARSENAULT, C. et al. Monitoring equity in vaccination coverage: A systematic analysis of demographic and health surveys from 45 Gavi-supported countries. Vaccine, v. 35, n. 6, p. 951–959, 7 fev. 2017.

BRASIL. Emenda constitucional no 59, de 11 de novembro de 2009. Presidência da República. Constituição (1988), , 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm>. Acesso em: 20 maio. 2022

BRASIL. Planejando a Próxima Década. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacio-nal de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/Sase), , 2014. Disponível em: <https://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 6 mar. 2023

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília-DF, , 2018. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 maio. 2022

BRASIL, M. DA SAUDE. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas en-volvendo seres humanos. Brasília-DF, 2012.

FRANÇA FILHO, G. C. DE; EYNAUD, P. Solidariedade e organizações: pensar uma outra organização. [s.l.] EDUFBA, 2020.

GABERT, R. et al. Identifying gaps in the continuum of care for hypertension and dia-betes in two Indian communities. BMC health services research, v. 17, n. 1, p. 846, 2017.

GOMES, K. DE O. et al. [Use of health services by quilombo communities in southwest Bahia State, Brazil]. Cadernos de saude publica, v. 29, n. 9, p. 1829–42, set. 2013.

GUIMARÃES, E. M. P.; ÉVORA, Y. D. M. Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência Eliane Marina Palhares Guimarães. mar. 2004.

IBGE. Censo Escolar da Educação Básica: Processo Histórico. 2022.

INEP, F. Censo Escolar da Educação Básica-Sistema Educacenso. n. 2a, p. 164, 2018.

IPEA. 4o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ministério da Economia/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, , 2019. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ods/ods4.html>. Acesso em: 17 maio. 2022

IPEA. 17a Objetos de Desenvolvimento Sustentável. Ministério da Economia/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, , 2020. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ods/ods17.html>. Acesso em: 17 maio. 2022

KLEIN, D. R. et al. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferen-tes níveis de ensino. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 20, n. 2, 2020.

LOGAN, T. A practical, iterative framework for secondary data analysis in educational research. The Australian Educational Researcher, v. 47, n. 1, p. 129–148, 1 mar. 2020.

MALTA, D. C. et al. Fatores de risco e proteção de doenças e agravos não transmissí-veis em adolescentes segundo raça/cor: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 20, n. 2, p. 247–259, jun. 2017.

MATTEI, T. S.; BEZERRA, F. M. Eficiência dos gastos públicos com educação: evi-dências para o ensino fundamental de Santa Catarina/Efficiency of public expenditure with education: evidence for the fundamental education of Santa Catarina. DRd-Desenvolvimento Regional em debate, v. 8, n. 2, p. 27–46, 2018.

MINHOTO, M. A. P. Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspecti-vas. Jornal de políticas educacionais, v. 10, n. 19, jun. 2016.

QUARESMA, F. R. P.; STEIN, A. T. Attributes of primary health care provided to children/adolescents with and without disabilities. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 8, p. 2461–2468, 2015.

SECULT. Secretaria da Cultura. Criação do Estado do Tocantins. , 2020. Disponí-vel em: <https://www.to.gov.br/secult/tocantins-historia/3ybh4wqwh43i>. Acesso em: 17 maio. 2022

SEDUC. História da Secretaria de Estado de Educação e Cultura. p. 2, 2020.

TEODORO, L. C. A.; OLIVEIRA, C. E. A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família. Educação em Foco, v. 24, n. 42, p. 360–378, abr. 2021.

THOMÉ, V. A.; VIEIRA, E. P.; SAUSEN, J. O. As inovações na educação: Mudanças de perfil e de comportamento como elementos essesnciais ás novas demandas. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 18, n. 2, 2018.

VICTORA, C. G. et al. The contribution of poor and rural populations to national trends in reproductive, maternal, newborn, and child health coverage: analyses of cross-sectional surveys from 64 countries. The Lancet Global Health, v. 5, n. 4, p. e402–e407, abr. 2017.

WICKREMASINGHE, D. et al. District decision-making for health in low-income set-tings: a systematic literature review. Health policy and planning, v. 31 Suppl 2, n. Su-ppl 2, p. ii12–ii24, set. 2016.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

DOS SANTOS, Weber Ferreira; QUARESMA, Fernando Rodrigues Peixoto. UMA PROPOSTA DE BOLETIM INFORMATIVO NA EDUCAÇÃO ESTADUAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 752–764, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-015. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10364. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos