PÚBLICO OU PRIVADO? O SISTEMA DE VOUCHER E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-018Palavras-chave:
Educação Pública, Vouchers Educacionais, Relação Público-privado, NeoliberalismoResumo
Este artigo apresenta uma análise sobre a política pensada para a educação pública brasileira sob o ideário neoliberalista de diminuir a atuação do setor público e manter apenas instituições privadas ao dar uma espécie de “voucher” para a população custear o ensino superior. Uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e de revisão bibliográfica (MARCONI; LAKATOS, 1991). Na perspectiva da pesquisa realizada, tem-se por objetivo enfatizar, discutir e problematizar a proposta do Ministério da Economia com a implantação dos vouchers. Proposta essa que põe em evidência que não cessam os ataques a educação pública brasileira, pois a cada dia surgem novas propostas de privatização da educação, de valorização e incentivo ao ensino privado sem considerar as desigualdades sociais geradas por tais processos, significativos retrocessos das conquistas no âmbito das lutas educacionais com incalculáveis prejuízos culturais. Donde se conclui que a educação nesse país se tornou mero instrumento de mercancia do mundo capitalista.
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