DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

  • Geraldo Ranthum
  • Guataçara dos Santos Junior

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-030

Palavras-chave:

Ferramenta Computacional, Acompanhamento de Egressos, Stricto Sensu

Resumo

Neste artigo detalha-se o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para o acompanhamento de egressos da Pós-Graduação Stricto Sensu implementada com o propósito de subsidiar as atividades de gestão deste nível de ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES). No desenvolvimento da ferramenta foi adotada como estratégia metodológica a abordagem quali-quantitativa composta pela revisão sistemática de trabalhos correlatos e análise dos portais de egressos para identificar como as IES brasileiras realizam o relacionamento com seus egressos. A adoção desta abordagem tornou possível estabelecer as funcionalidades que deveriam estar presentes na ferramenta comprovando a convergência entre estas etapas e os requisitos especificados para a sua implementação. O método utilizado no desenvolvimento da ferramenta possibilita sua utilização por todas as IES que tenham interesse em ampliar as informações sobre os seus egressos mediante ajustes pontuais do software às Tecnologias da Informação de cada Universidade. A ferramenta disponibiliza, dentre outras, funcionalidades que permitem a extração online e automática de informações dos sistemas acadêmicos das Instituições assim como dos Currículos Lattes, análise de indicadores da produção acadêmica dos pesquisadores, investigação do progresso acadêmico e profissional dos egressos por meio de pesquisas propostas pelos gestores que podem contribuir com as tarefas de gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Ranthum, G., & dos Santos Junior, G. (2023). DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(1), 495–516. https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-030

Edição

Seção

Artigos