DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

  • Geraldo Ranthum
  • Guataçara dos Santos Junior

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-030

Palavras-chave:

Ferramenta Computacional, Acompanhamento de Egressos, Stricto Sensu

Resumo

Neste artigo detalha-se o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para o acompanhamento de egressos da Pós-Graduação Stricto Sensu implementada com o propósito de subsidiar as atividades de gestão deste nível de ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES). No desenvolvimento da ferramenta foi adotada como estratégia metodológica a abordagem quali-quantitativa composta pela revisão sistemática de trabalhos correlatos e análise dos portais de egressos para identificar como as IES brasileiras realizam o relacionamento com seus egressos. A adoção desta abordagem tornou possível estabelecer as funcionalidades que deveriam estar presentes na ferramenta comprovando a convergência entre estas etapas e os requisitos especificados para a sua implementação. O método utilizado no desenvolvimento da ferramenta possibilita sua utilização por todas as IES que tenham interesse em ampliar as informações sobre os seus egressos mediante ajustes pontuais do software às Tecnologias da Informação de cada Universidade. A ferramenta disponibiliza, dentre outras, funcionalidades que permitem a extração online e automática de informações dos sistemas acadêmicos das Instituições assim como dos Currículos Lattes, análise de indicadores da produção acadêmica dos pesquisadores, investigação do progresso acadêmico e profissional dos egressos por meio de pesquisas propostas pelos gestores que podem contribuir com as tarefas de gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu.

Referências

BRASIL. CAPES. Proposta de revisão da ficha utilizada para a avaliação dos programas de pós-graduação, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ 10062019-fichaavaliacao-pdf. Acesso em: 05 dez. 2020.

BRASIL. INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/instrumentos. Acesso em: 22 abr. 2020.

CABRAL, Thiago; SILVA. Fernanda PACHECO, Andressa. As universidades e o relacionamento com seus ex-alunos: uma análise de portais online de egressos. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 9, n. 3, p. 157–173, 2016.

CENTER FOR WORLD UNIVERSITY RANKING (CWUR). World University Rankings. United Arab Emirates: CWUR, 2020. Disponível em: <https://cwur.org/2018-19/brazil.php>. Acesso em: 09 jun. 2020.

DA SILVA, José Marcos; BEZERRA, Roque Oliveira. Sistema de acompanhamento dos egressos aplicado na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 8, n. 3, p. 1-15, 2015.

DA SILVA, Nathália Delgado Bueno; da Fonseca BRANDÃO, Carlos. A Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: um estudo a partir dos documentos legais. Comunicações, v. 27, n. 2, p. 41-61, 2020.

DE OLIVEIRA CABRAL, Thiago Luiz et al. Gestão de egressos: diretrizes para um programa de pós-graduação. Revista Alcance, v. 29, n. 2, p. 156-172, 2022.

DINIZ, N. de P.; ASSIS, A. Uso de textos de divulgação científica na formação de professores: uma revisão (1997-2019). EDUCERE-Revista da Educação da UNIPAR, v. 21, n. 2, p. 299-334, jul./dez. 2021.

FRANCESCHI, Janaina Rodrigues Lima; DE OLIVEIRA HENRIQUE, Victor Hugo. Educação e tecnologia: um mapeamento da produção acadêmica (teses e dissertações) no Estado de Mato Grosso. EDUCERE-Revista da Educação da UNIPAR, v. 20, n. 2, 2020.

LIMA, Leonardo Araújo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 23, n. 1, p. 104-125, 2018.

MACCARI, Emerson Antônio; dos S. TEIXEIRA, Gislaine Cristina. Estratégia e planejamento de projeto para acompanhamento de alunos egressos de programas de pós-graduação stricto-sensu. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 7, n. 1, p. 101-116, 2014.

PAUL, Jean-Jacques. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Caderno CRH, v. 28, p. 309-326, 2015.

SIMON, Lilian Wrzesinski; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. Ações de acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do sul do Brasil. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 3, n. 2, p. 94-113, 2017.

SIMON, Lilian Wrzesinski; SILVA, Carla Cerdote da; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. A inclusão dos egressos no processo de auto avaliação institucional das Universidades Federais da Região Sul. AVALIES/UFBA, 2019.

SIMON, Lilian; ARNONI, Thais; PACHECO, Andressa. Perfil dos egressos de uma faculdade de tecnologia e seus interesses na criação de um portal do egresso. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. 9130, 2020.

TEIXEIRA, Gislaine Cristina dos Santos; MACCARI, Emerson Antonio. Proposition of an alumni portal based on benchmarking and innovative process. JISTEM-Journal of Information Systems and Technology Management, v. 11, p. 591-610, 2014.

TIMES HIGHER EDUCATION (THE). World University Rankings. United Kingdom, THE, 2020. Disponível em https://www.timeshighereducation.com. Acesso em: 09 jun. 2020.

VERCESI, Aníbal et al. Os desafios da pesquisa no Brasil. Uma contribuição de docentes da Unicamp para o debate. Caderno Temático, Campinas, n. 12, 2002.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

RANTHUM, Geraldo; DOS SANTOS JUNIOR, Guataçara. DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 495–516, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023-030. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10380. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos