É POSSÍVEL VIVENCIAR A GINÁSTICA ACROBÁTICA NA ESCOLA? POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-005

Palavras-chave:

Ginástica acrobática, Educação física escolar, Relato

Resumo

Este estudo relata uma experiência pedagógica desenvolvida nas aulas de Educação Física de uma escola municipal de Fortaleza, entre os meses de maio e junho de 2022. A atividade proposta refere-se à experimentação e fruição, de forma individual e coletiva dos elementos básicos da Ginástica Acrobática. Para tal, partimos de questões geradoras para avaliar os conhecimentos prévios sobre a modalidade, seu histórico, regras e principais fundamentos, por meio dessa aproximação inicial sistematizamos as intervenções dos encontros subsequentes. Portanto, tem-se como objetivo: relatar a experiência de escolares com a implementação e efetivação de uma modalidade esportiva pouco frequente nas aulas de Educação Física escolar, a Ginástica Acrobática. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Em nosso último encontro acerca da Ginástica Acrobática, foi aplicado um questionário aos escolares. Através da análise das respostas obtidas por meio da aplicação de um questionário, constatou-se que a introdução da modalidade de ginástica acrobática resultou na ampliação do repertório motor dos alunos, estimulando também a motivação em relação às aulas de Educação Física. Além disso, observou-se uma receptividade positiva em relação a novas práticas proporcionadas por essa modalidade, contribuindo para o aperfeiçoamento do entendimento dos alunos sobre a temática abordada.

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

DANTAS NORONHA CISNE, Mabel; ROCHA FERNANDES, Maria Petrília; PATRÍCIA LIMA BARROS, Elainny Patrícia Lima Barros; MARIA BRAGA DA SILVA, Isabelle; DE CASTRO MARQUES RIBEIRO, Manoela; RENATO BEZERRA FILHO, Sérgio; SIMÕES FERREIRA, Heraldo Simões Ferreira; PAIVA, Marcelo. É POSSÍVEL VIVENCIAR A GINÁSTICA ACROBÁTICA NA ESCOLA? POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1622–1638, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i4.2023-005. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10725. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos