ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: UMA ABORDAGEM BILÍNGUE

Autores

  • Soliane Moreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Elsa Midori Shimazaki Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-004

Palavras-chave:

Surdos, Educação Matemática, Bilinguismo, Ensino

Resumo

Esse trabalho é resultado de uma pesquisa com o tema ensino de matemática para surdos por meio da perspectiva bilíngue. Tem como objetivo geral, analisar as contribuições do bilinguismo no processo de apropriação de um conteúdo do 6º ano do ensino fundamental, em alunos surdos desta mesma série. A pesquisa foi levada a efeito em uma Sala de Recursos Multifuncional com alunos surdos. Para a efetivação realizou-se, inicialmente, entrevistas semiestruturadas com professores de matemática, intérpretes de Libras e alunos surdos onde constatou-se que o conteúdo de maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem foi Frações. Dessa forma, elaborou-se oito intervenções desse conteúdo por meio de atividades que utilizassem jogos e priorizassem o aspecto visual em Libras. Avalia-se o resultado desse estudo como positivo, os alunos assimilaram os conteúdos.

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Publicado

07-12-2023

Como Citar

Moreira, S., de Carvalho Rutz da Silva, S., & Midori Shimazaki, E. (2023). ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: UMA ABORDAGEM BILÍNGUE. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(4), 1601–1621. https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-004

Edição

Seção

Artigos