DIMENSÕES ANDRAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS MESTRANDOS DE ENSINO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: APRENDIZADOS PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Geórgia Karine Lopes Soares Universidade Estadual do Ceará
  • André Morais Duarte de Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará
  • Fernanda Araújo de Souza Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Alain Peixoto de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Iana Maria Dinis de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Isabelly Duarte Maia Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Gleice Carneiro Teixeira Volpi Universidade Estadual do Ceará
  • Maria de Lourdes da Sillva Neta Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-003

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Aprendizagem, Andragogia

Resumo

educação é a base de todo processo de transformação do sujeito. Nos diversos estágios, desde a educação religiosa, quando era ministrada pelos jesuítas, passando pela educação prática na época da revolução industrial, até os dias atuais, voltada para a profissionalização do sujeito. Este artigo trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por estudantes de um curso de mestrado, sobre teorias e princípios de aprendizagem do adulto, usando como norteadores os princípios da andragogia. Tem-se como objetivo geral relatar a vivência dos estudantes de um curso de mestrado profissional em ensino na saúde, suas formas de conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem com seus desafios, além de trazer para si novos conceitos e atividades para desenvolver o conhecimento centrado na autonomia dos estudantes. Este estudo possibilitou a aplicação prática dos conceitos de andragogia com abordagens inovadoras a fim de atender às exigências de um mundo em constante transformação, aproximando teoria e prática no processo de formação de novos multiplicadores desse conhecimento.

Referências

COSTA, D. A. et al. Enfermagem e educação em saúde. Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás. p. 2-9, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1123339/enfermagem-e-a-educacao-em-saude.pdf. Acesso em: 28 jun. 23.

CAVANCANTI, Roberto de Albuquerque; GAYO, Maria Alice Fernandes da Silva. Andragogia na educação universitária. Conceitos. Disponível em: www.adufpb.org.br/publica/conceitos/11/art05.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.

COLARES, Karla Taísa Pereira; OLIVEIRA, Wellington de. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere [S.l.], v. 6, n. 2, p. 300 - 320, jan. 2019. ISSN 2359-0424. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910. Acesso em: 17 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36910.

DE AQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: Andragogia e as habilidades de aprendizagem/ Carlos Tasso Eira de Aquino. 1ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Pág 11-13.a.

_________, T.C.E., Como aprender: Andragogia e as habilidades de aprendizagem/ Carlos Tasso Eira de Aquino. 1ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.b.

__________, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DE CARVALHO, Jair Antonio et al. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. Ensino, saúde e ambiente, v. 3, n. 1, 2010.

DOMINGUES, C. M. A. S. et al. 46 anos do Programa Nacional de Imunizações: uma História repleta de conquistas e desafios a serem superados. Caderno de Saúde Pública, v. 36, p. e00222919, 2020. pág. 11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/XxZCT7tKQjP3V6pCyywtXMx/#. Acesso em: 18 jun. 2023

DRAGANOV, P. B.; FRIEDLÄNDER , M. R.; SANNA, M. C. ANDRAGOGIA NA SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Rev. Esc. Anna Nery., v. 15, n. 1, p. 149-156, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/czGrSw7PfRjR8SzkBvXYSdn/abstract/?lang=pt. Acesso em 20 set. 2023.

FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira; KOWALOLM, Isabel Cristina; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Aprendizagem Significativa e Andragogia na formação continuada de Profissionais de Saúde. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learing Review – v. 6 (2), p. 01-20, 2016.

KNOWLES, M. S. The modern prática of adult education - Fron Pedagogiy to Andragogy. Cambridge Adult Education, 1980.

¬¬__________, Malcolm S. et al. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Tradução de Sabine Alexandra Holler. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

LAWALL, P. Z. M.; PEREIRA, A. M. M.; OLIVEIRA, J. M.; GASQUE, K. C. S. A preceptoria médica em medicina de família e comunidade: uma proposta dialógica com a andragogia. Rev. Brasileira de Educação Médica., v. 47, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220058. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/vMhGNsRNF3R7FvK7vxXjw6Q/. Acesso em: 20 set. 2023.

LARROSA DE ALMEIDA, C.; OLIVEIRA DE MENEZES, L.; JOYCE ARAÚJO SILVA, A. Educação em saúde para usuários adultos dos sistemas de saúde sob perspectiva andragógica: revisão integrativa. Revista Brasileira de Saúde Funcional, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 178-186, 2021. DOI: 10.25194/rebrasf.v9i2.1450. Disponível em: https://adventista.emnuvens.com.br/RBSF/article/view/1450. Acesso em: 17 jun. 2023.a

_______, C.; OLIVEIRA DE MENEZES, L.; JOYCE ARAÚJO SILVA, A. Educação em saúde para usuários adultos dos sistemas de saúde sob perspectiva andragógica: revisão integrativa. Revista Brasileira de Saúde Funcional, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 178-186, 2021. DOI: 10.25194/rebrasf.v9i2.1450. Disponível em: https://adventista.emnuvens.com.br/RBSF/article/view/1450. Acesso em: 27 jun. 2023.b

MASETTO, M. T. Desafios para a docência no Ensino Superior na contemporaneidade. In: CAVALCANTE, M. M. D.; SALES, J. A. M.; FARIAS, I. M. S. F.; LIMA, M. S. L. (org.). Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola e formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, v. 4, p. 779-795, 2015

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 27 jun. 2023.

NASCIMENTO, Bruna Gonçalo do; OLIVEIRA, Francisca Fabiana Bento de; ANDRADE, Beatriz de Pontes Medeiros; BOTÔ, Anne Heide Viera; GOMES, Maria de Fátima Cavalcante; SOUSA, Maria Fabilene Bento Oliveira de; SALES, Maria Julieta Fai Serpa; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Formaçao e Profisisonalização Docent; Ponderaçoes Contemporâneas. Educere – Revista da Educação da UNIPAR, v. 23 n. 3 (2023). Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10531/5065. Acesso em 20 out. 2023.

PÔNCIO, Rafael José. Ensino de jovens e adultos: princípios e desafios da Andragogia no Brasil / Rafael José Pôncio. – Guarujá-SP: Científica Digital LTDA. 2023. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/books/978-65-5360-274-8.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

REIS, F. L. A Educação como caminho de transformação social na visão de Paulo Freire. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 3, n. 2, p. 09-22, 2022. Disponível em: https://app.periodikos.com.br/article/63ba1477a953952f842e01b2/pdf/dialogosplurais-3-2-9.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, 2013. Disponível em: https://si3.ufc.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=657454. Acesso em: 18 jun. 2023.

SOMERA, Elizabeth A. S.; JÚNIOR, Renato Somera; RONDINA, João Marcelo - Uma proposta da andragogia para educação continuada na área da saúde. Arq. Ciência Saúde 2010. abr-jun. Disponível em: https://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-17-2/ido7_abr_jun_2010.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

MALQUIAS, M. C. Teorias dos grupos e sociatria. In: NERY, M. P. Conceição I.G. (orgs.) Intervenções Grupais - O psicodrama e seus métodos. São Paulo: Ágora. 2012. pág. 18-36.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

Lopes Soares, G. K., de Vasconcelos, A. M. D., de Souza, F. A., de Sousa, F. A. P., de Almeida, I. M. D., Maia, I. D., … da Sillva Neta, M. de L. (2023). DIMENSÕES ANDRAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS MESTRANDOS DE ENSINO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: APRENDIZADOS PARA A DOCÊNCIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(4), 1585–1600. https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-003

Edição

Seção

Artigos