POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE INCLUSÃO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO NO CURSO DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11132Palavras-chave:
Ensino Superior, Medicina, Ações afirmativas, Cotas, InclusãoResumo
Esta revisão bibliográfica e documental visa analisar as políticas afirmativas de inclusão no acesso ao ensino superior, destacando o ingresso no curso de Medicina. Foram selecionados 21 artigos em bibliotecas digitais e em portais de Universidades Públicas que aderiram às ações afirmativas antes da implementação em formato de Lei; e descritos os efeitos dos métodos de inclusão: reserva de vagas, bonificação regional e isenção da taxa de inscrição nos vestibulares. Constatou-se que, embora o perfil predominante do acadêmico desta área ainda seja o do branco, com alto poder aquisitivo e oriundo da rede privada de ensino, tais métodos são de extrema importância à medida que promovem a inclusão de grupos que pouco ocupavam as vagas nos cursos de Medicina de Universidades Públicas.
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