POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE INCLUSÃO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO NO CURSO DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11132

Palavras-chave:

Ensino Superior, Medicina, Ações afirmativas, Cotas, Inclusão

Resumo

Esta revisão bibliográfica e documental visa analisar as políticas afirmativas de inclusão no acesso ao ensino superior, destacando o ingresso no curso de Medicina. Foram selecionados 21 artigos em bibliotecas digitais e em portais de Universidades Públicas que aderiram às ações afirmativas antes da implementação em formato de Lei; e descritos os efeitos dos métodos de inclusão: reserva de vagas, bonificação regional e isenção da taxa de inscrição nos vestibulares. Constatou-se que, embora o perfil predominante do acadêmico desta área ainda seja o do branco, com alto poder aquisitivo e oriundo da rede privada de ensino, tais métodos são de extrema importância à medida que promovem a inclusão de grupos que pouco ocupavam as vagas nos cursos de Medicina de Universidades Públicas.

Biografia do Autor

Maria Carolina de Araújo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria.

Clarissa Faverzani Magnago, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2001), mestrado em Educação pela UFSM (2009), doutora em Educação pela UFSM (2024).

Silvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona, doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Professora da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Fundamentos a Educação e nos Programas de Pós graduação em Educação. 

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Publicado

08-11-2024

Como Citar

GONÇALVES, Maria Carolina de Araújo; MAGNAGO, Clarissa Faverzani; PAVÃO, Silvia Maria de Oliveira. POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE INCLUSÃO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO NO CURSO DE MEDICINA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 84–100, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i3.2024-11132. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11132. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos