A CONSTITUIÇÃO DO CENÁRIO SOCIAL DA PESQUISA: COMPLEXIDADE, SINGULARIDADE E PROCESSUALIDADE NA EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-017Palavras-chave:
Cenário Social da Pesquisa, Relação entre Sujeitos, Epistemologia QualitativaResumo
O presente trabalho resulta da pesquisa de doutorado “Repercussão das Estratégias de Apoio Psicopedagógico na Educação Superior: a produção de sentidos sob a perspectiva da Teoria da Subjetividade”, registrada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFSM, sob o número CAEE 60836522.1.0000.5346 e parecer de aprovação n. 5.571.776. O objetivo desta escrita é apresentar algumas reflexões sobre o processo de construção e manutenção do espaço social da pesquisa. O método de pesquisa e construção das informações é o construtivo-interpretativo, também elaborado por González Rey para dar conta dos estudos que envolvem a subjetividade humana. Para isso, foram expostos os conceitos que orientam a presente perspectiva metodológica e de análise, que se apoiam na Epistemologia Qualitativa criada por González Rey (1997), e na sequência, a experiência de construção do cenário da pesquisa em questão. Foi possível identificar a relevância da construção de um cenário social de pesquisa favorável, que possibilite a valorização da singularidade e das diferenças, para o desenvolvimento subjetivo dos sujeitos envolvidos nesse processo.
Referências
ANDRADE E SILVA, G.; RIBEIRO, J. N. A educação inclusiva e a formação profissional em serviço social. Educere – Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v. 23, n. 1, p. 243-253, 2023. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9863
FERNÁNDEZ, Alicia. A atenção aprisionada: psicopedagogia da capacidade atencional. Porto Alegre: Penso, 2012.
FERNÁNDEZ, Alicia. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamentos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
GENTILEZZA, Luciana. Cataventos do sentir: o trabalho psicanalítico com crianças. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
GONZÁLEZ REY, F. L. A Epistemologia Qualitativa vinte anos depois. In: MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F. L.; PUENTES, R. V. (Orgs.) Epistemologia qualitativa e teoria da subjetividade: discussões sobre educação e saúde. Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 21-45.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Epistemologia cualitativa y subjetividade. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación, Playa, 1997.
GONZÁLEZ REY, F. L. Ideais e modelos teóricos na pesquisa construtivo-interpretativa. In: MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; NEUBERN, M.; MORI, V. D. (Orgs.) Subjetividade contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2014, p. 13-34.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. O social na psicologia e a psicologia no social: a emergência do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
GONZÁLEZ REY, F. L. O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, M. C. V. R. Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Ed. Átomo e Alínea, 2006, p. 29-44.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
GONZÁLEZ REY, F. L.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Una epistemologia para el estúdio de la subjetividade: sus implicaciones metologógicas. Psicoperspectivas, v. 15, n. 1, p. 5-16, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol15-Issue1-fulltext-667
JOSSO, M.-C. O corpo biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educ. Real., v. 37, n. 1, p. 19-31, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21805
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar. O método 3: conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.
ROSSATI, M.; MARTINS, L. R. R.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. A construção do cenário social da pesquisa no contexto da epistemologia qualitativa. In: MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; NEUBERN, M.; MORI, V. D. (Orgs.) Subjetividade contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2014, p. 35-59.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.