A CONSTITUIÇÃO DO CENÁRIO SOCIAL DA PESQUISA: COMPLEXIDADE, SINGULARIDADE E PROCESSUALIDADE NA EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA

Autores

  • Clarissa Faverzani Magnago Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Matheus Mortari Carijo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-017

Palavras-chave:

Cenário Social da Pesquisa, Relação entre Sujeitos, Epistemologia Qualitativa

Resumo

O presente trabalho resulta da pesquisa de doutorado “Repercussão das Estratégias de Apoio Psicopedagógico na Educação Superior: a produção de sentidos sob a perspectiva da Teoria da Subjetividade”, registrada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFSM, sob o número CAEE 60836522.1.0000.5346 e parecer de aprovação n. 5.571.776. O objetivo desta escrita é apresentar algumas reflexões sobre o processo de construção e manutenção do espaço social da pesquisa. O método de pesquisa e construção das informações é o construtivo-interpretativo, também elaborado por González Rey para dar conta dos estudos que envolvem a subjetividade humana. Para isso, foram expostos os conceitos que orientam a presente perspectiva metodológica e de análise, que se apoiam na Epistemologia Qualitativa criada por González Rey (1997), e na sequência, a experiência de construção do cenário da pesquisa em questão. Foi possível identificar a relevância da construção de um cenário social de pesquisa favorável, que possibilite a valorização da singularidade e das diferenças, para o desenvolvimento subjetivo dos sujeitos envolvidos nesse processo.

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Publicado

03-08-2023

Como Citar

MAGNAGO, Clarissa Faverzani; CARIJO, Matheus Mortari; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. A CONSTITUIÇÃO DO CENÁRIO SOCIAL DA PESQUISA: COMPLEXIDADE, SINGULARIDADE E PROCESSUALIDADE NA EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 780–792, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-017. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9650. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos