UMA ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFPI CAMPUS PAULISTANA: DESEMPENHO ESTATÍSTICO, OBSERVAÇÕES E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i2.2024-11279

Palavras-chave:

Matemática e Ciências da Natureza, Analise de desempenho, Aprovação no Ensino Superior.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o desempenho, percepções e perspectivas das disciplinas fundamentais para a formação específica do curso de licenciatura em química: Física Básica, Biologia Básica, Cálculo I e Química Geral I. A análise de desempenho é crucial, pois as reprovações são um dos principais motivos de abandono do curso. Observou-se uma alta taxa de repetição em pelo menos uma das disciplinas entre os alunos. Biologia Básica teve o menor número de reprovações, enquanto Física Básica apresentou o maior. Embora os entrevistados também identifiquem Física Básica como a disciplina com mais reprovações repetidas, para muitos isso não parece ser mais um obstáculo para sua formação, especialmente para as primeiras turmas.

Biografia do Autor

Jean Rodrigues, IFPI

Graduado do Curso de Licenciatura em química do IFPI - Campus paulistana.

João Batista Araujo da Silva Junior, UECE

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará e professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará-UECE, CECITEC, Tauá.

Ana Paula Araújo Mota, UECE

Mestra em Educação pela PUC Campinas e Professora da Pedagogia UECE.

Lauro Araujo Mota, UFPI

Doutor em Educação pela UNICAMP e Professor do Curso de Ciências da Natureza - UFPI.

Dráulio Sales da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor em Química pela UFC e Professor do Curso de Química Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Ana Carolina Rocha de Melo Leite, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Francisco Fernando Silveira, Instituto Federal do Piauí

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Vale do São Francisco e Professor de Química do Instituto Federal do Piauí - Campus Paulistana.

Rodolfo de Melo Nunes, UNIJAGUARIBE/UNIFAMETRO/MULTIVERSA/Faculdade Rodolfo Teófilo

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC); professor da UNIJAGUARIBE/UNIFAMETRO/MULTIVERSA/Faculdade Rodolfo Teófilo.

Referências

BECKER, F. O QUE É CONSTRUTIVISMO? Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, [s, l.], 2009.

BELO, T. N.; LEITE, L. B. P.; MEOTTI, P. R. M. As dificuldades de aprendizagem de química: um estudo feito com alunos da Universidade Federal do Amazonas. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 3, p. 1-9, 31 maio 2019.

BORTOLANZA, J. TRAJETÓRIA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO – UMA BUSCA DA ORIGEM ATÉ A ATUALIDADE. XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Mar del Prata, 2017.

CAVASOTTO, M.; VIALI, L. Dificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros podem informar. BOLETIM GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 15-33, 2011.

CORRÊA, G. M.; TEIXEIRA, E.; DOMINGUEZ, L. A. E.; CARVALHO, A. P. M. G.; As principais dificuldades enfrentadas por alunos da Licenciatura em Química no curso noturno do IFSul - Campus Visconde da Graça (IFSUL - CAVG). Anais...37º ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA. 37º EDEQ, 2017.

FRANCO, A.de P. Ensino Superior no Brasil: cenário, avanços e contradições. Jornal de Políticas Educacionais. [S. l.], p. 53-63. 2008.

FIALHO, W. C. G. As dificuldades de aprendizagem encontradas por alunos no ensino de biologia. Praxia, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 53-70, nov. 2013.

FREGONEIS, J. G. P. ESTUDO DO DESEMPENHO ACADÊMICO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DOS CENTROS DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: PERÍODO 1995 - 2000. Orientador: Willy Arno Sommer. 2002. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

GARCIA, L. M. L. da S.; LARA, D. F.; ANTUNES, F. ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso em um curso de sistemas de informação. Revista da Faculdade de Educação, [S.L.], v. 34, n. 2, p. 151-38, 31 dez. 2020. Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT. http://dx.doi.org/10.30681/21787476.2020.34.1538.

GARCIA, L. M. L. da S.; GOMES, R. S. Causas da evasão em cursos de ciências exatas: uma revisão da produção acadêmica. Revista Educar Mais, [S.L.], v. 6, p. 937-957, 19 out. 2022. Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2970.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

HERNANDES, J. A.; MENEZES, P. H. D.; NOGUEIRA, G. T. O Impacto da taxa de aprovação em disciplinas de física básica no percurso formativo de estudantes na graduação em física. Plurais Revista Multidisciplinar, [S.L.], v. 6, n. 2, p. 103-123, 14 jul. 2021. Plurais - Revista Disciplinar. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12206.

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Química modalidade licenciatura. Paulistana, 2022.

JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. In: Educação: Teorias e Práticas. Ano 2, no 2 – dezembro 2002.

LEITE, P. R. M.; ANDRADE, A. O.; SILVA, V. V.; SANTOS, A. M dos. O ensino da biologia como uma ferramenta social, crítica e educacional. Revista Ensino de Ciências e Humanidade [s, l], v. 1, n.1, pág. 400-413, 2017.

LIMA, J. O. G. de; LEITE, L. R. HISTORICIDADE DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL E SUA REPERCUSSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA. REnCiMa, [s. l.], v. 9, ed. 3, p. 143-162, 2018.

MARTINS, A. F. P. ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO. [s, l.] v.23 , n. 9, p.53-65, 2005.

MUELLER, E. R.; VANIN, L.; CARDOSO, G. B.; DANTAS, R. M. P. Por que a disciplina de Química Geral reprova tanto? REVISTA PRÁTICA DOCENTE (RCP), Confresa, v. 5, n. 1, p. 449-468, 2020.

NASCIMENTO, D. de Q.; MONTENEGRO, Y. H. A.; MELO, T. F. T. de. Licenciado em biologia: desafios, dificuldades e discussões. Anais do Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2016, [S.L.], v. 6, p. 21, 2016. Brazilian Journal of Biological Sciences. http://dx.doi.org/10.21472/congrebio2016.et-02-001

REIS, A. P. dos. DIFICULDADES DOS ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS DE EXATAS DO ENSINO MÉDIO. 2016. 18 f. Tese (Doutorado) - Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Faculdade Unb Planaltina, Planaltina, 2016.

ROSA, C. de M.; ALVARENGA, K. B.; SANTOS, F. F. T. dos. Desempenho acadêmico em cálculo diferencial e integral: um estudo de caso. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019023, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653091

SACCARO, A.; FRANÇA, M. T. A.; JACINTO, P. de A. Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de ciência, matemática e computação e de engenharia, produção e construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo), [SL], v. 49, n. 2, pág. 337-373, abr. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0101-41614925amp.

SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e Motivações de Aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). SCIENTIA PLENA, [S. l.], v. 9, n. 7, 2013.

SILVA, A. C.; CORREA, C. S.; COELHO, D. de A.; NETO, D. T. da S.; FERRAZ, L.; XAVIER, M. M.; REIS, R. da S.; ROCHA, F. A.; SANTOS, P. A. ANÁLISE DOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO I E AVGA DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA. XIV International Conference On Engineering And Technology Education. Salvador, p. 254-257, 2016.

SILVA, M. A.; AQUINO, L. R. C.; CAVALCANTE, F. L.; MACEDO, A. A. M.; MACEDO, L. N. Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral: estudo de caso com alunos do curso de Licenciatura em Química. Anais...V CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Centro de Convenções, Maceió: V CONNEPI, 2010.

SILVA, P. O. da; KRAJEWSKI, L. L.; LOPES, H. S.; NASCIMENTO, D. O. do. OS DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Científica Faema, [S.L.], v. 9, n. 2, p. 829-834, 15 dez. 2018. Revista FAEMA. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v9i2.593.

SOUZA, J. I. R. de; LEITE, Q. dos S. S.; LEITE, B. S. AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS INGRESSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO SERTÃO PERNAMBUCANO. Rev. Docência Ens. Sup., [S. l.], v. 5, n. 1, p. 135-160, abr. 2015.

SOUZA, G. A. D. B. de. AVALIAÇÃO ESCOLAR: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO. Revista da universidade do Rio verde, Três corações, v. 14, n. 1, p. 474-483, 2015.

VIDAL, L. A.; CUNHA, C. R. A reprovação nas disciplinas de física da engenharia causada pela ausência de bases matemáticas nos ensinos fundamental e médio. Experiências em Ensino de Ciências [s, l], v. 14, n. 1, p. 510-521, 2019.

Downloads

Publicado

27-09-2024

Como Citar

RODRIGUES, Jean; SILVA JUNIOR, João Batista Araujo da; MOTA, Ana Paula Araújo; MOTA, Lauro Araujo; SILVA, Dráulio Sales da; LEITE, Ana Carolina Rocha de Melo; SILVEIRA, Francisco Fernando; NUNES, Rodolfo de Melo. UMA ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFPI CAMPUS PAULISTANA: DESEMPENHO ESTATÍSTICO, OBSERVAÇÕES E PERSPECTIVAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 305–325, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i2.2024-11279. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11279. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos