JOGO E EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES, ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGOGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i2.2024-11479

Palavras-chave:

Educação, Infância, Ensino, Magistério

Resumo

O jogo é um terreno fértil para a criatividade, sendo um promotor de inteligência criativa, caracterizado principalmente pela liberdade que ocupa. Nele, a criança tem a liberdade de criar e imaginar, podendo produzir diferentes conhecimentos e culturas. Posto isto, o objetivo desta pesquisa é investigar quais as concepções e como o jogo tem sido tratado no âmbito das práticas pedagógicas na educação infantil em uma associação educacional do Sul de Minas Gerais. A metodologia adotada no estudo em tela é de natureza qualitativa, cujo instrumento de coleta foi o emprego de entrevistas semiestruturadas com três professoras de tal etapa de ensino. A análise de dados foi orientada pelas categorias definidas no roteiro de entrevista, abrangendo a compreensão dos professores sobre o jogo, seus objetivos educacionais, os tipos de jogos utilizados, além dos momentos e espaços na instituição onde ocorrem as atividades lúdicas. Como resultado, as respostas das professoras indicaram um conhecimento superficial e tradicional sobre o fenômeno jogo, sendo predominantemente utilizado de forma utilitária para facilitar a aprendizagem de conteúdos. Além disso, as narrativas produzidas evidenciaram que as professoras não reconhecem plenamente o potencial do jogo como estimulador de criatividade e formador de culturas, muitas vezes associando-o apenas aos "jogos pedagógicos". É crucial ressaltar que o propósito do estudo não foi criticar as concepções e práticas das professoras em relação ao jogo, mas sim promover reflexões que evidenciem a complexidade desse fenômeno.

Biografia do Autor

Joyce Conceição de Carvalho, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Pedagogia, Universidade Federal de Lavras

Fabio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação, Universidade Federal de Lavras

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

CARVALHO, Joyce Conceição de; REIS, Fabio Pinto Gonçalves dos. JOGO E EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES, ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGOGICAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 289–304, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i2.2024-11479. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11479. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos