CONTRIBUIÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE PRESERVAÇÃO DE CATETER PARA HEMODIÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-11516

Palavras-chave:

Educação continuada em enfermagem, Cateteres venosos centrais, Diálise renal, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Objetivo: Descrever a contribuição da metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa, baseada no pensamento freireano, para equipe de enfermagem na preservação de cateteres para hemodiálise. Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no segundo semestre de 2018, em hospital universitário de Natal/RN, Brasil. A coleta de dados foi por grupo focal e entrevista semiestruturada individual, com a participação de 11 profissionais de enfermagem, cujos dados foram categorizados de acordo com a análise de conteúdo e submetido e aprovado por comitê de ética. Resultados: Emergiram as categorias: “Necessidades de aprendizagem para preservação de cateter para hemodiálise”, “Avaliação da ação educativa problematizadora do cuidar” e “Indícios na prática quanto ao processo de transformação da realidade”. Conclusão: Destacou-se a importância da utilização da metodologia da problematização acerca do cuidado de enfermagem na preservação de cateteres para hemodiálise, que favoreceu um repensar sobre as práticas do cuidado.

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Biografia do Autor

Vanisse Kalyne de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira Nefrologista. Mestra em Práticas de Saúde e Educação. Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira Nefrologista em Hospital Universitário Onofre Lopes. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Lauriana Medeiros Costa Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira Docente do programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

29-10-2025

Como Citar

MEDEIROS, Vanisse Kalyne de; PENNAFORT, Viviane Peixoto dos Santos; SANTOS, Lauriana Medeiros Costa. CONTRIBUIÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE PRESERVAÇÃO DE CATETER PARA HEMODIÁLISE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 130–146, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i1.2025-11516. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11516. Acesso em: 5 dez. 2025.

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Artigos