CONTRIBUIÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE PRESERVAÇÃO DE CATETER PARA HEMODIÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-11516Palavras-chave:
Educação continuada em enfermagem, Cateteres venosos centrais, Diálise renal, Aprendizagem Baseada em ProblemasResumo
Objetivo: Descrever a contribuição da metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa, baseada no pensamento freireano, para equipe de enfermagem na preservação de cateteres para hemodiálise. Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no segundo semestre de 2018, em hospital universitário de Natal/RN, Brasil. A coleta de dados foi por grupo focal e entrevista semiestruturada individual, com a participação de 11 profissionais de enfermagem, cujos dados foram categorizados de acordo com a análise de conteúdo e submetido e aprovado por comitê de ética. Resultados: Emergiram as categorias: “Necessidades de aprendizagem para preservação de cateter para hemodiálise”, “Avaliação da ação educativa problematizadora do cuidar” e “Indícios na prática quanto ao processo de transformação da realidade”. Conclusão: Destacou-se a importância da utilização da metodologia da problematização acerca do cuidado de enfermagem na preservação de cateteres para hemodiálise, que favoreceu um repensar sobre as práticas do cuidado.
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