RECONFIGURAÇÕES DA IDENTIDADE DOCENTE: A VIVÊNCIA DE SER PROFESSOR NO ENSINO MÉDICO UTILIZANDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores

  • Paulo Cesar de Souza Vaz Faculdades Pequeno Príncipe
  • Ivete Palmira Sanson Zagonel Faculdades Pequeno Príncipe
  • Patricia Maria Forte Rauli Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6961

Resumo

As novas exigências formativas na área da saúde instigam os professores a repensarem as práticas que tradicionalmente configuraram a ação docente, no sentido de propiciar uma participação mais ativa e reflexiva dos estudantes. Esta nova visão incita um repensar da relação docente-discente, colocando o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, bem como abrindo espaço à emergência das chamadas metodologias ativas. Partindo destas considerações, o presente artigo tem como objetivo desvelar a percepção sobre as reconfigurações da identidade docente no processo de ensino aprendizagem, a partir do uso da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas/ Problem Based Learning (PBL). O método utilizado para a investigação foi de caráter qualitativo, fenomenológico, num universo de 15 participantes, docentes do curso graduação em medicina de uma IES na cidade de Curitiba-PR. Para a coleta de informações foi utilizado a técnica de entrevista indireta, com questão norteadora em que o participante deveria descrever sua trajetória na docência bem como a vivência/experiência como docente/tutor nesta metodologia. Constatou-se que os docentes, ao utilizarem-se do PBL no ensino médico, tendem a reconfigurar a sua identidade, superando a educação bancária, rumo a uma educação libertadora. Nesse caminho de superação de paradigmas, o docente passa por momentos de dúvidas, choques, incertezas, reflexões, aceitação e integração de sua nova identidade, o que sugere a necessidade de uma formação continuada para aprimorar o exercício desta nova identidade.

Biografia do Autor

Paulo Cesar de Souza Vaz, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Psicologia com Licenciatura Plena e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Especialista em Psicologia do Trânsito . Professor do Instituto Paranaense de Gestalt- terapia Claudete Carboni e Faculdades Pequeno Príncipe nos cursos de Psicologia, Biomedicina, Farmácia e Enfermagem. Supervisor de Psicologia Clínica (Gestalt terapia) e Orientador de TCC no curso de psicologia da FPP.

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Professora aposentada da UFPR. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Cuidado Humano e na área de Ensino nas Ciências da Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia heideggeriana, cuidado de enfermagem, transição, adolescência, puerpério, fenomenologia, enfermagem obstétrica, ginecológica, pediátrica e ensino na saúde. Linha de pesquisa: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde; pesquisa qualitativa. Atua como docente no Programa de Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Membro do Comitê de Ética do Hospital Pequeno Príncipe. Avaliador de curso e institucional do INEP. Diretora Acadêmica da FPP. Membro do Grupo de Estudos PENSA (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde).

Patricia Maria Forte Rauli, Faculdades Pequeno Príncipe

 

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná .Mestre em Educação pela PUCPR. Doutora Honoris Causa em Filosofia da Educação e Embaixadora da Paz pela ODAEE. Especialista em Administração pela UNIFAE . Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Diretora Geral das Faculdades Pequeno Príncipe, Presidente do Conselho Superior de Administração da Instituição, Presidente do colegiado do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente das Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética- Regional Paraná (gestão 2017-2019).

 

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

Vaz, P. C. de S., Zagonel, I. P. S., & Forte Rauli, P. M. (2019). RECONFIGURAÇÕES DA IDENTIDADE DOCENTE: A VIVÊNCIA DE SER PROFESSOR NO ENSINO MÉDICO UTILIZANDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 19(1). https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6961

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa