RECONFIGURAÇÕES DA IDENTIDADE DOCENTE: A VIVÊNCIA DE SER PROFESSOR NO ENSINO MÉDICO UTILIZANDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6961Resumo
As novas exigências formativas na área da saúde instigam os professores a repensarem as práticas que tradicionalmente configuraram a ação docente, no sentido de propiciar uma participação mais ativa e reflexiva dos estudantes. Esta nova visão incita um repensar da relação docente-discente, colocando o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, bem como abrindo espaço à emergência das chamadas metodologias ativas. Partindo destas considerações, o presente artigo tem como objetivo desvelar a percepção sobre as reconfigurações da identidade docente no processo de ensino aprendizagem, a partir do uso da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas/ Problem Based Learning (PBL). O método utilizado para a investigação foi de caráter qualitativo, fenomenológico, num universo de 15 participantes, docentes do curso graduação em medicina de uma IES na cidade de Curitiba-PR. Para a coleta de informações foi utilizado a técnica de entrevista indireta, com questão norteadora em que o participante deveria descrever sua trajetória na docência bem como a vivência/experiência como docente/tutor nesta metodologia. Constatou-se que os docentes, ao utilizarem-se do PBL no ensino médico, tendem a reconfigurar a sua identidade, superando a educação bancária, rumo a uma educação libertadora. Nesse caminho de superação de paradigmas, o docente passa por momentos de dúvidas, choques, incertezas, reflexões, aceitação e integração de sua nova identidade, o que sugere a necessidade de uma formação continuada para aprimorar o exercício desta nova identidade.
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