INDICADORES EDUCACIONAIS EMPREGADOS PARA DESVELAR A EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v25i2.2025-11842Palavras-chave:
Avaliação da educação, Educação básica, Indicadores educacionaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o mapeamento de artigos científicos associados aos indicadores educacionais empregados para desvelar a educação básica brasileira. Para tanto, utilizaram-se o método PRISMA e a análise bibliométrica. A seleção dos artigos ocorreu no Portal de Periódicos da Capes e SciELO, abrangendo o período de 1996 a 2023, com 61 publicações. A partir dessa amostra, foram criadas oito categorias, organizadas conforme a temática, objetivo e resultado das pesquisas. O estudo destaca a necessidade de novas investigações para aprimorar a compreensão dos indicadores educacionais e sua aplicação no planejamento e monitoramento de políticas, programas e ações educacionais.
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