SALVADOR E O SEU LEGADO AFRO-BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i2.2025-11861

Palavras-chave:

Legado afro-brasileiro, EJA, Memória coletiva

Resumo

O artigo aborda a importância de integrar o legado afro-brasileiro ao ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base em uma experiência realizada em uma escola municipal de Salvador. Utilizando uma abordagem qualitativa, especificamente uma pesquisa-ação, que foi desenvolvida em três momentos com a turma, divididos em temas como culinária, festividades e artesanato afro-brasileiro, conectando-os ao cotidiano dos estudantes da EJA. A pesquisa destacou a memória como elemento essencial para conectar passado e presente, valorizando o legado cultural afrobrasileiro em Salvador, uma cidade de fortes influências afrodescendentes. O estudo sinaliza que o ensino de história e cultura afro-brasileira não ocorra de forma pontual, sugerindo sua inclusão contínua no currículo escolar. Os resultados mostraram que atividades como debates sobre sincretismo religioso, culinária e artesanato reforçaram a identificação e o pertencimento cultural das alunas. O artigo propõe práticas pedagógicas que promovam a inclusão e o combate ao racismo estrutural na educação.

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Biografia do Autor

Rossival Sampaio Morais, Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Professor e Coordenador Pedagógico da Rede Pública de Ensino de Salvador e Lauro de Freitas.

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

MORAIS, Rossival Sampaio. SALVADOR E O SEU LEGADO AFRO-BRASILEIRO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 260–276, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i2.2025-11861. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11861. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos