JUVENTUDES CONECTADAS: O POTENCIAL DO TIKTOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i2.2025-11959

Palavras-chave:

Juventudes, TikTok, Ensino de Geografia, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais

Resumo

O estudo investiga a percepção de jovens estudantes sobre o uso do TikTok como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia. A pesquisa, conduzida por meio de um grupo focal com alunos do 1º ano do Ensino Médio, busca compreender a relação dos participantes com as redes sociais e seu potencial educativo. Os resultados indicam que os estudantes veem o TikTok como um recurso complementar ao ensino, destacando a facilidade de acesso a conteúdos curtos e atrativos. No entanto, enfatizam que a plataforma não deve substituir o professor, mas servir como apoio para revisões e aprofundamento dos temas discutidos em sala. A pesquisa reforça a necessidade de metodologias pedagógicas que dialoguem com as práticas digitais dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo. A valorização das experiências juvenis e a adaptação das estratégias de ensino ao contexto digital emergem como fatores essenciais para a efetividade da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS). Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS. Líder do GEPJUVE.

Luisa Carolina Charczuk Viana Barth, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; BARTH, Luisa Carolina Charczuk Viana. JUVENTUDES CONECTADAS: O POTENCIAL DO TIKTOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 245–259, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i2.2025-11959. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11959. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos