APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA POR MEIO DA INSTRUÇÃO ENTRE PARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i2.2025-12333

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Instrução por pares, Trabalho em equipe, Colaboração

Resumo

Diante da necessidade de superar práticas tradicionais centradas na transmissão de conteúdos e promover metodologias que favoreçam maior envolvimento discente, este estudo investiga a instrução entre pares como estratégia de metodologia ativa. O objetivo é analisar seu potencial para estimular a aprendizagem ativa e colaborativa, ampliando o protagonismo estudantil e fortalecendo a construção coletiva do conhecimento. De natureza qualitativa e bibliográfica, a pesquisa fundamenta-se em produções científicas da área, abordando fundamentos teóricos, princípios e possibilidades de aplicação em contextos presenciais e virtuais, incluindo sugestões de adaptação a diferentes ambientes. Os resultados indicam que a instrução entre pares contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia intelectual e habilidades socioemocionais, rompendo com o modelo tradicional de ensino. Entre os desafios, destacam-se a sobrecarga docente e a necessidade de políticas institucionais que assegurem condições e recursos adequados. Conclui-se que, quando planejada intencionalmente, esta metodologia se consolida como metodologia inovadora, participativa e colaborativa.

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Biografia do Autor

Lúcia Aparecida Lopes, MUST University

Graduação em pedagogia pela UFV. Especialização em Gestão de Pessoas pela UCAM. Mestrado em Tecnologias Emergente em Educação pela MUST University.

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Publicado

01-12-2025

Como Citar

LOPES, Lúcia Aparecida. APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA POR MEIO DA INSTRUÇÃO ENTRE PARES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 224–244, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i2.2025-12333. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/12333. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos