ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E DÉFICITS MOTORES

Autores

  • Cláudia Denize Telles Gonzaga
  • Ana Cláudia Biaca de Souza
  • Débora Zago de Cáccia
  • Camila Alexandra de Bertoli Silva
  • Patrícia Cristina Carnelos
  • Mariza Morais Americo

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar as contribuições da reeducação psicomotora em crianças com distúrbios de aprendizagem e déficits motores. Para tanto, foi selecionada uma amostra homogênea de 24 (vinte e quatro) alunos, divididos em 02 (dois) grupos amostrais, atendidos na Escola Municipal Doutor Germano Norberto Rudener pelos acadêmicos do curso de fisioterapia da Universidade Paranaense - UNIPAR, campus - Sede. As sessões foram realizadas individualmente com duração de 01 (uma) hora, 01 (uma) vez por semana, no período de 6 (seis) meses, totalizando 24 (vinte e quatro) sessões. Os parâmetros de avaliação constaram da avaliação psicomotora descrita por Picq e Vayer (1988). Os dados revelaram os seguintes resultados: coordenação dinâmica das mãos obteve-se (2,81>2,37), num grupo amostral de 08 (oito) e 09 (nove) anos; organização do espaço, demonstraram (2,97> 2,37) portanto, a amostra é estatisticamente muito significativa; coordenação dinâmica geral, equilíbrio e estruturação espaço-temporal obteve-se melhora estatisticamente não significativa; o grupo amostral de 10 (dez) e 11 (onze), obtiveram (4,97>2,12) na coordenação dinâmica das mãos; na coordenação dinâmica geral constatou-se (3,14>2,12), equilíbrio (2,37>2,12) e organização do espaço (2,52>2,12), assim p < 0, 05, portanto, a amostra é estatisticamente muito significativa; na estruturação espaço-temporal, apresentaram melhora estatisticamente não significativa. Conclui-se que reeducação psicomotora influenciou no tratamento de crianças com distúrbios de aprendizagem e déficits motores.

Downloads

Como Citar

GONZAGA, Cláudia Denize Telles; SOUZA, Ana Cláudia Biaca de; CÁCCIA, Débora Zago de; SILVA, Camila Alexandra de Bertoli; CARNELOS, Patrícia Cristina; AMERICO, Mariza Morais. ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E DÉFICITS MOTORES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 7, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/1504. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa