A moda fora da moda: interdisciplinaridade aplicada ao ensino superior de moda
Resumo
Uma cultura de fast-food do saber, justifi cada na hiperespecializaçãopara melhor formação profi ssional, emoldura o quadro do Ensino Superior
brasileiro. Cada ano novos cursos são abertos com nomenclaturas, possibilidades
e carga horárias distintas. Para atender a tantas novas especialidades com
originalidade, as ciências são reduzidas a partículas que podem perder
completamente a característica do todo. Nesse ambiente, surgem os Cursos
Superiores de Moda, alvo deste estudo. A moda é fenomenológica, sua
explicação é pouco racional ou lógica. Contudo, a moda, nicho de mercado
como tem hoje se desenvolvido, é respaldada e circulada de saberes científi cos
dimensíveis. Este artigo apresenta a interdisciplinaridade como ferramenta
de ação reparadora do quadro de hiperespecialização e transformadora do
agir dos elementos envolvidos no processo de formação superior em moda. A
metodologia utilizada foi a revisão bibliográfi ca, analisando-se diversos autores
que tratam do tema. Acredita-se que no Curso Superior de Moda é possível
lançar mão desta modalidade de ensino. O centro da pesquisa é a apresentação
de sugestões de atividades interdisciplinares possíveis de serem desenvolvidas
no Curso Superior de Moda tendo em vista, que há um contraste entre a
formação acadêmica e o mercado de trabalho, que pode ser minimizado com
uma ação interdisciplinar. Os benefícios da ação interdisciplinar otimizam a
formação superior preparando profi ssionais sem casulos de tradição e imbuídos
de forte espírito crítico. Constata-se que há entraves a implantação dos Projetos,
contudo, quando transpostas as resistências, apresentam-se produtos ou
resultados efi cazes da relação ensino e aprendizagem.
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