Universidade na escola: projetos de ensino de história

Fausto Alencar Irschlinger, Tânia Regina Zimmermann

Resumo


Buscamos discutir limites e possibilidades sobre a formação
de professores, os estágios em Prática de Ensino de História e a atuação da
Universidade no ensino junto à comunidade escolar. Nesse sentido, apresentamos a
proposta dos “Projetos de Ensino de História” no ensino fundamental e médio, na
rede pública estadual de Cascavel-PR, em que se busca aproximar a Universidade
(UNIPAR) e os estabelecimentos de ensino, visando à melhor formação dos
professores estagiários e proporcionar maior conhecimento e refl exões aos alunos
das Escolas públicas. Nesse aspecto, promovemos atividades/ofi cinas em torno da
História do Paraná e de temas transversais (previstos nos PCNs de História) com
alunos do ensino médio e fundamental, envolvendo os estagiários de História,
professores-supervisores de estágio, escolas e professores estaduais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v5i1.2005.165