EDUCAÇÃO SEXUAL, GRAFITOS ESCOLARES E SUBJETIVIDADES JUVENIS

Autores

  • Tânia Regina Zimmermann UEMS
  • Adriano Rogerio Cardoso UEMS

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7486

Resumo

Este artigo objetiva uma reflexão sobre a Educação Sexual a partir de representações das subjetividades juvenis expressas em grafitos produzidos por adolescentes na Escola Estadual “Profª Zélia de Lourdes Zaccarelli Lopes” da cidade de Pontalinda, SP entre os anos de 2018 e 2019.  Também pretende-se identificar e analisar nas imagens anseios, dúvidas, presentes nas subjetividades juvenis bem como estigmas e preconceitos de gênero. Nos grafitos observados identificamos que as imagens seguem um padrão semelhante em relação as linhas, formas, volumes, movimentos e dinâmicas. Em relação a metodologia optamos por uma pesquisa descritiva-exploratória, de cunho qualitativo, no qual utilizaremos elementos da análise crítica de discurso (ACD), pois esta contribui para pensar o conjunto da produção das falas e imagens presentes nos grafitos, permite examinar os aspectos linguísticos, imagéticos com aspectos socioculturais. Os resultados da pesquisa apontam a carência de pesquisas sobre essa temática e a existência crescente de preconceitos de gênero nas escolas. Advogamos a importância da Educação Sexual e a necessidade de problematizar questões de gênero e sexualidades nos discursos das políticas curriculares e nos processos de formação de educadores(as). Medra-se a possibilidade de uma reflexão, de (des)construção de preconceitos e de estereótipos generificados permitindo a formação de cidadãos críticos e conscientes em suas subjetividades.

Biografia do Autor

Tânia Regina Zimmermann, UEMS

Professora da Programa de mestrado em Educacão- UEMS

Adriano Rogerio Cardoso, UEMS

Mestrando em Educacão- UEMS

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Publicado

04-06-2020

Como Citar

ZIMMERMANN, Tânia Regina; CARDOSO, Adriano Rogerio. EDUCAÇÃO SEXUAL, GRAFITOS ESCOLARES E SUBJETIVIDADES JUVENIS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 1, 2020. DOI: 10.25110/educere.v20i1.2020.7486. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7486. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão