Jogos corporais: aprendizagem de anatomia
Resumo
O corpo humano e de todos os animais para relacionar-se com o meioprecisa movimentar-se, processo que envolve todos os sistemas orgânicos, como:
contração muscular, respiração, circulação, controle nervoso sensitivo e motor.
Analisamos as diferentes capacidade criativas dos acadêmicos em Licenciatura
em ciências Biológicas para elaborar material didático, relacionado com aspectos
lúdicos-corporais durante a aprendizagem dos conteúdos de anatomia, e suas
repercussões futuras como professor ao utilizar os recursos lúdicos (jogos)
para aprender conteúdos de anatomia. A metodologia utilizada foi baseada no
ensino sobre o corpo humano como uma referência de aprendizagem, o corpo
do aluno, procurando-se despertar no grupo o interesse pelo desenvolvimento
do seu potencial criativo para a pesquisa. O estudo seguiu pela elaboração de
vários jogos, que desenvolviam a capacidade exploratória de si mesmos, bem
como o desenvolvimento de situações corporais para re-inventar novos jogos. Os
resultados foram: anatomia em ação, corpo a corpo, palavra cruzada dinâmica.
Experiências corporais nos levam a memorizar, fi xar e transmitir os conteúdos
de anatomia humana de forma variada, dinâmica e aplicada à educação corporal,
para uma vida saudável e natural
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