Jogos corporais: aprendizagem de anatomia

Autores

  • Rosimeire Alves da Silva
  • Maricélio Medeiros Guimarães
  • Aliny Antunes Barbosa

Resumo

O corpo humano e de todos os animais para relacionar-se com o meio
precisa movimentar-se, processo que envolve todos os sistemas orgânicos, como:
contração muscular, respiração, circulação, controle nervoso sensitivo e motor.
Analisamos as diferentes capacidade criativas dos acadêmicos em Licenciatura
em ciências Biológicas para elaborar material didático, relacionado com aspectos
lúdicos-corporais durante a aprendizagem dos conteúdos de anatomia, e suas
repercussões futuras como professor ao utilizar os recursos lúdicos (jogos)
para aprender conteúdos de anatomia. A metodologia utilizada foi baseada no
ensino sobre o corpo humano como uma referência de aprendizagem, o corpo
do aluno, procurando-se despertar no grupo o interesse pelo desenvolvimento
do seu potencial criativo para a pesquisa. O estudo seguiu pela elaboração de
vários jogos, que desenvolviam a capacidade exploratória de si mesmos, bem
como o desenvolvimento de situações corporais para re-inventar novos jogos. Os
resultados foram: anatomia em ação, corpo a corpo, palavra cruzada dinâmica.
Experiências corporais nos levam a memorizar, fi xar e transmitir os conteúdos
de anatomia humana de forma variada, dinâmica e aplicada à educação corporal,
para uma vida saudável e natural

Downloads

Publicado

22-01-2008

Como Citar

SILVA, Rosimeire Alves da; GUIMARÃES, Maricélio Medeiros; BARBOSA, Aliny Antunes. Jogos corporais: aprendizagem de anatomia. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 5, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/166. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos