Arte educação: facilitando o ensino de morfologia
Resumo
Preocupar com a formação docente de ciências Biológicas nos levoua buscar nos elementos de arte educação, como criatividade e novas experiências,
a refl exão e a participação dos alunos para aprender os conteúdos morfológicos.
Com o objetivo de capacitar os acadêmicos de licenciatura em Biologia a atuarem
na educação básica, utilizamos a representação do próprio homem através de
imagens do corpo pelas artes visuais – desenho, pintura e escultura. Realizadas
as representações artísticas sobre o corpo humano e vertebrados, seguiram-se
exposições públicas das obras de artes no meio acadêmico. Nossos resultados
foram quadros sobre respiração, olho, intestino grosso, fl uxo da vida, estômago,
pulmão e mundo; esculturas sobre útero, língua e rim; desenhos à lápis sobre
digestório. O material constituirá o projeto de criação do laboratório Didático em
Ciências, possibilitando quebrar a prática decorativa dos conteúdos morfológicos
por atividades dinâmicas e criativas, melhorando a concentração no trabalho
individual e do grupo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.