O currículo e seu papel na educação

Autores

  • Arnaldo Moreira de Matos

Resumo

Na prática pedagógica atual, o processo de planejamento do ensino
tem sido objeto de constantes indagações quanto a sua validade como efetivo
instrumento de melhoria qualitativa de aprendizagem. A vivência do cotidiano
escolar nos tem evidenciado situações bastante questionáveis nesse sentido.
Percebe-se de início, que os objetivos educacionais apresentam-se confusos
e desvinculados da realidade social. Os conteúdos são defi nidos de maneira
autoritária, mostrando-se sem elas signifi cativos com experiências de vida dos
alunos, seus interesses e necessidades. O papel fundamental da educação no
desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar
do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada
para a formação de cidadãos. Tal demanda impõe uma revisão dos currículos, que
orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especialistas
em educação. As escolas, através de seus currículos, para exercerem a função
social que se faz necessária, precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais
e sociais considerando as expectativas e as necessidades dos alunos, dos pais,
da comunidade, dos professores, enfi m, os envolvidos diretamente no processo
educativo. É nesse universo que o aluno vivência situações diversifi cadas que
favorecem o aprendizado, para dialogar de maneira competente com a comunidade,
aprender a respeitar e a ser respeitado, a ouvir e ser ouvido, a reivindicar direitos
e a cumprir obrigações, a participar ativamente da vida científi ca, cultural, social
e política.

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Publicado

22-01-2008

Como Citar

MATOS, Arnaldo Moreira de. O currículo e seu papel na educação. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 4, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/172. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos