O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO TRABALHO DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS: O ENSINO DE BIOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DA ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Luziene Aparecida Grandi
  • Marcelo Tadeu Motokane

Palavras-chave:

rabalho de campo. Enculturação científica. Ensino de Biologia.

Resumo

O trabalho de campo é uma prática educativa que proporciona a aprendizagem ao colocar os alunos em contato com múltiplas realidades. Ele é uma prática comum na Ciência que pode ser utilizada no ensino de Biologia como uma estratégia para estimular os alunos a aprenderem a cultura científica. Partindo desse princípio, um trabalho de campo foi elaborado e realizado em uma área reflorestada da Universidade de São Paulo, campus da cidade de Ribeirão Preto-SP. Participaram da atividade alunos de 12 anos e dois monitores, sendo estes últimos alunos do curso de Ciências Biológicas. O objetivo do artigo foi identificar quais os elementos da enculturação científica que apareceram durante as interações discursivas entre monitor-monitor, monitor-aluno e aluno-aluno. Toda atividade foi filmada, transcrita e analisada. Considerando os elementos encontrados, os resultados evidenciaram o grande potencial pedagógico que possui uma atividade de trabalho de campo elaborada sob a perspectiva da encultaração científica.

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Publicado

24-04-2014

Como Citar

GRANDI, Luziene Aparecida; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO TRABALHO DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS: O ENSINO DE BIOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DA ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 12, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/4532. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa