LIMITES E POSSIBILIDADES HISTÓRICAS À EDUCAÇÃO OMNILATERAL

Autores

  • Carlos Antônio Bonamigo

Resumo

Este artigo analisa os limites e as possibilidades históricas à educação omnilateral. Trata-se de um ensaio teórico-filosófico sobre o conceito de educação omnilateral. Partindo da atividade humana em geral e concebendo o trabalho como princípio e processo educativo, esta abordagem de educação vincula de forma dinâmica e concreta três dimensões constitutivas da atividade humana em geral e do trabalho: ontológica, gnosiológica e teleológica/axiológica. Submetida aos limites históricos da parcelização e da alienação do trabalho, a educação institui-se na unilateralidade, concebida, predominantemente, como processos de transmissão de conhecimentos abstratamente considerados, de preparação para o trabalho subordinado ou mesmo de mecanismo social de inculcação moral. Entretanto, ao vincular-se às práticas produtivas, à consciência e definição dos fins das ações humanas, ao domínio intelectual, abre-se para a possibilidade de um processo de formação humana em todas as dimensões, para a transformação e a emancipação do ser humano em seu devenir histórico, constituindo-se em uma educação omnilateral.

 

Biografia do Autor

Carlos Antônio Bonamigo

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Publicado

20-11-2015

Como Citar

BONAMIGO, Carlos Antônio. LIMITES E POSSIBILIDADES HISTÓRICAS À EDUCAÇÃO OMNILATERAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 14, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5421. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão