DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE INCLUSÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rosemari Aparecida Pedroso Szezerbatz Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6687

Resumo

A constituição federal de 1988 assegura a educação de qualidade em todos os níveis de ensino como um direito de todos, independentemente de qualquer característica. O processo de inclusão escolar e social é uma das dificuldades ainda enfrentadas por pessoas com algum tipo de deficiência. Nesse sentido, a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino superior se apresenta como um grande desafio tanto para os alunos quanto para os professores. Sendo assim, o principal objetivo deste estudo é discutir sobre o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual no ensino superior e as práticas pedagógicas.  Dessa maneira, o aporte teórico deste artigo baseia-se em Pieczkowski (2012), Castro e Almeida (2014), Alexandrino et al., (2016), entre outros. Portanto, foi possível analisar que a escassez de profissionais qualificados, a falta de materiais específicos, a inadequação dos espaços físicos juntamente com as práticas pedagógicas que são realizadas de forma complacente para com esses alunos, impedem sua permanência e a limitam a qualidade da educação das pessoas com deficiência visual no ensino superior. Atualmente, nota-se que mesmo com os princípios da educação inclusiva encontrando-se presentes na forma da lei, através de resoluções e normativas, pouco se têm feito para que se efetive a política de inclusão, para tanto é preciso construir de maneira coletiva mecanismos que viabilizem um processo inclusivo satisfatório, de modo a avançar rumo à educação de qualidade.

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga licenciada pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Mestranda em Ciências Ambientais pela UNIOESTE – Campus de Toledo, Especialista em Educação do Campo pela UCAM, Educação Especial pela UCAM, Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Eficaz, Especialista em Docência e gestão do ensino superior pela UNIPAR. Acadêmica do 4º ano do curso de Pedagogia da UNIPAR. Atualmente é professora de Biologia da rede pública - SEED-PR.

Rosemari Aparecida Pedroso Szezerbatz, Universidade Paranaense

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paranaense com Especialização em Gestão Estratégica Escolar em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Paranaense. Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela ESAP.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Ribeiro Nepomoceno, T. A., & Pedroso Szezerbatz, R. A. (2018). DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE INCLUSÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 18(2). https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6687

Edição

Seção

Artigos de Revisão