NARRATIVAS DILATADAS EM VIDEOCLIPES: DISCUTINDO OBJETOS DE ESTUDO

Autores

  • Eduarda Castro Oliveira UNIPAR
  • Franciele Carolina Vaz UNIPAR
  • Luiz Filipe de Oliveira UNIPAR
  • Silvia Cristina França Lima UNIPAR
  • Wesley Allan Cardoso UNIPAR
  • Rodrigo Oliva UNIPAR http://orcid.org/0000-0003-4231-3892

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6706

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que busca entender como a narrativa envolve a linguagem do videoclipe. Nos estudos clássicos desta linguagem, considera-se a narrativa caracterizada por um efeito de incompletude. A discussão que trava o artigo é que, na contemporaneidade, os videoclipes estão sendo cada vez mais produzidos com tratamentos narrativos, incorporando traços da linguagem do cinema. Apresentamos cinco objetos de estudos que comprovam esta caracterização. O estado da arte busca referenciar autores como Arlindo e Machado e Carol Vernallis num debate com o conceito de narrativas dilatadas em videoclipes proposto por Rodrigo Oliva.

Biografia do Autor

Eduarda Castro Oliveira, UNIPAR

Acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR

Franciele Carolina Vaz, UNIPAR

Acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR.

Luiz Filipe de Oliveira, UNIPAR

Acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR.

Silvia Cristina França Lima, UNIPAR

Acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR.

Wesley Allan Cardoso, UNIPAR

Acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR.

Rodrigo Oliva, UNIPAR

Doutor em Comunicação e  Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professor Adjunto e Pesquisador da Universidade Paranaense.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Oliveira, E. C., Vaz, F. C., de Oliveira, L. F., França Lima, S. C., Cardoso, W. A., & Oliva, R. (2018). NARRATIVAS DILATADAS EM VIDEOCLIPES: DISCUTINDO OBJETOS DE ESTUDO. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 18(2). https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6706

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa