LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS INVESTIGATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6785Resumo
Este artigo discute o papel da experimentação em Ciências aplicada em um contexto de ensino por investigação. Após apresentação das potencialidades do uso de experimentos, é descrito e analisado um levantamento bibliográfico realizado em teses de doutorado publicadas nos últimos cinco anos e cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A partir da leitura dos resumos dos quinze trabalhos encontrados percebemos que esses se alinham em torno de quatro aspectos: educação e currículo, proposta de atividades, formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa mostra a efetividade da utilização de experimentos no ensino de Ciências de forma investigativa e a necessidade de incorporação e discussão dessa modalidade de experimentação nos cursos de formação inicial e continuada de docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.