LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS INVESTIGATIVOS

Ronaldo Gonçalves Pires, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Carmem Lúcia Costa Amaral

Resumo


Este artigo discute o papel da experimentação em Ciências aplicada em um contexto de ensino por investigação. Após apresentação das potencialidades do uso de experimentos, é descrito e analisado um levantamento bibliográfico realizado em teses de doutorado publicadas nos últimos cinco anos e cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A partir da leitura dos resumos dos quinze trabalhos encontrados percebemos que esses se alinham em torno de quatro aspectos: educação e currículo, proposta de atividades, formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa mostra a efetividade da utilização de experimentos no ensino de Ciências de forma investigativa e a necessidade de incorporação e discussão dessa modalidade de experimentação nos cursos de formação inicial e continuada de docentes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6785

Esse periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR