PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E O TRABALHO CIENTÍFICO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6805Resumo
O presente artigo apresenta um mapeamento da produção na área de Educação em Ciências que reporta à percepção sobre Natureza da Ciência e do trabalho científico em alunos e professores. O levantamento foi realizado nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e em periódicos brasileiros da área de Ensino de Ciências, no período de 1997 a 2016, a fim de identificar as principais percepções sobre a ciência apresentada pelos sujeitos investigados nas pesquisas. Verificou-se que a imagem estereotipada da ciência e do trabalho científico está presente tanto na percepção de alunos como de professores. Entretanto, é possível notar que mudanças consideráveis nessas percepções vêm sendo apontadas nas pesquisas, inclusive com a promoção de estratégias de intervenção e discussão de aspectos da Natureza da Ciência no ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.