A INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE CEGA NO ENSINO REGULAR: O QUE DIZEM SEUS PROFESSORES?

Autores

  • Laís Perpetuo Perovano Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6858

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo analisar a compreensão dos professores que exercem a docência numa sala de ensino regular em relação ao processo de escolarização de uma aluna cega na educação básica. A abordagem metodológica adotada é qualitativa. Para coletar os dados desta pesquisa, utilizamos um questionário com 6 questões abertas. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, a partir da qual se estruturam os resultados e discussões. As informações obtidas evidenciaram que os professores do ensino regular apresentam grandes dificuldades em propor estratégias de ensino para a aluna cega, devido, principalmente, a lacunas na formação inicial e continuada.

Biografia do Autor

Laís Perpetuo Perovano, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Atendimento Educacional Especializado do Insituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo/UFES.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

Perovano, L. P., & Mendes, A. N. F. (2019). A INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE CEGA NO ENSINO REGULAR: O QUE DIZEM SEUS PROFESSORES?. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 19(1). https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6858

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa