DEMOCRACIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-2936-3174
  • Cileda dos Santos Sant’Anna Perrella Faculdade Zumbi dos Palmares
  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo
  • Isabel Melero Bello Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6995

Resumo

A gestão democrática da escola pública alçou status de princípio constitucional após muita luta e certo consenso de que uma sociedade democrática se faz com base numa educação democrática. Contudo, muitas vezes, a ideia e a prática de gestão democrática nas escolas públicas de educação básica, bem como nas instituições de ensino superior, ficaram restritas a um funcionamento formal das instâncias estabelecidas. Este artigo, cujos dados e análises advém de um projeto de extensão, tem como objetivo discutir o processo e os resultados de pesquisa numa escola da rede estadual de ensino de São Paulo. Trata-se de pesquisa-ação, na qual as práticas escolares têm sido objeto de problematização, com a finalidade de contribuir para democratização da organização e do funcionamento da escola. As análises foram realizadas a partir dos registros produzidos nos encontros mensais ocorridos na escola. Como referência teórica, foram mobilizados autores que discutem o conceito de democracia, e as possibilidades de sua realização na escola. Também, autores que discutem a escola como instituição social. O exercício de reflexão, envolvendo estudo e discussão, propiciou percepções e questionamentos sobre em que medida a comunidade escolar pauta suas ações cotidianas em princípios democráticos e suscitou mudanças nas práticas educativas.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Pesquisa políticas educacionais e gestão escolar.

Cileda dos Santos Sant’Anna Perrella, Faculdade Zumbi dos Palmares

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Zumbi dos Palmares

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e professora da Universidade Federal de São Paulo, atuando na Graduação (curso de Pedagogia) e na Pós-Graduação em Educação

Isabel Melero Bello, Universidade Federal de São Paulo

Doutora pela Faculdade de Educação da USP. Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp.

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Publicado

09-09-2019

Como Citar

JACOMINI, Márcia Aparecida; PERRELLA, Cileda dos Santos Sant’Anna; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira; BELLO, Isabel Melero. DEMOCRACIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 1, 2019. DOI: 10.25110/educere.v19i1.2019.6995. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6995. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa