DEMOCRACIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6995Resumo
A gestão democrática da escola pública alçou status de princípio constitucional após muita luta e certo consenso de que uma sociedade democrática se faz com base numa educação democrática. Contudo, muitas vezes, a ideia e a prática de gestão democrática nas escolas públicas de educação básica, bem como nas instituições de ensino superior, ficaram restritas a um funcionamento formal das instâncias estabelecidas. Este artigo, cujos dados e análises advém de um projeto de extensão, tem como objetivo discutir o processo e os resultados de pesquisa numa escola da rede estadual de ensino de São Paulo. Trata-se de pesquisa-ação, na qual as práticas escolares têm sido objeto de problematização, com a finalidade de contribuir para democratização da organização e do funcionamento da escola. As análises foram realizadas a partir dos registros produzidos nos encontros mensais ocorridos na escola. Como referência teórica, foram mobilizados autores que discutem o conceito de democracia, e as possibilidades de sua realização na escola. Também, autores que discutem a escola como instituição social. O exercício de reflexão, envolvendo estudo e discussão, propiciou percepções e questionamentos sobre em que medida a comunidade escolar pauta suas ações cotidianas em princípios democráticos e suscitou mudanças nas práticas educativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.