A CONTRIBUIÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE

Autores

  • Carla Natiele Bassalobre Debia
  • Heton Adriano de Souza

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.7150

Resumo

O presente artigo visou analisar como ocorre o processo de ensino aprendizagem por meio da sala de aula invertida. Primeiramente, buscou-se descrever as mudanças ocorridas na sociedade com a intenção de justificar o uso dessa tecnologia em sala de aula. Para tanto, a metodologia utilizada se caracterizou como revisão de literatura de natureza básica, classificada como pesquisa exploratória. A pesquisa demonstrou que no Brasil, ainda existem poucas pesquisas sobre a temática e, portanto, a aplicabilidade desse método ainda não ocorre em grande escala. Porém, percebeu-se que ele gera resultados positivos, mesmo enfrentando desafios na adaptação do educador e do educando. Ainda, observou-se que a sala de aula invertida é capaz de mesclar o ensino presencial e o ensino a distância, fazendo emergir novos meios de interação, aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. O paradigma que findou a análise permeia a barreira cultural frente às novas tecnologias educacionais e a acessibilidade dela no âmbito educacional brasileiro.

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Publicado

17-12-2019

Como Citar

BASSALOBRE DEBIA, Carla Natiele; DE SOUZA, Heton Adriano. A CONTRIBUIÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 2, 2019. DOI: 10.25110/educere.v19i2.2019.7150. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7150. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão