A CONTRIBUIÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.7150Resumo
O presente artigo visou analisar como ocorre o processo de ensino aprendizagem por meio da sala de aula invertida. Primeiramente, buscou-se descrever as mudanças ocorridas na sociedade com a intenção de justificar o uso dessa tecnologia em sala de aula. Para tanto, a metodologia utilizada se caracterizou como revisão de literatura de natureza básica, classificada como pesquisa exploratória. A pesquisa demonstrou que no Brasil, ainda existem poucas pesquisas sobre a temática e, portanto, a aplicabilidade desse método ainda não ocorre em grande escala. Porém, percebeu-se que ele gera resultados positivos, mesmo enfrentando desafios na adaptação do educador e do educando. Ainda, observou-se que a sala de aula invertida é capaz de mesclar o ensino presencial e o ensino a distância, fazendo emergir novos meios de interação, aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. O paradigma que findou a análise permeia a barreira cultural frente às novas tecnologias educacionais e a acessibilidade dela no âmbito educacional brasileiro.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.