IRONIA SOCRÁTICA: A ARTE DA DESTERRITORIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE CANÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7213Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta para utilizar a música em sala de aula com intenção de despertar os (as) alunos (as) para a leitura e consequentemente o espírito crítico sobre o mundo circundante. Durante a realização das atividades percebeu-se que, gradualmente a capacidade de questionar foi sendo despertada através da abertura e participação dos envolvidos naquela prática. Ao ler e falar sobre as letras das canções identificou-se que há mais do que melodia e ritmo em uma música, ela possui contexto, intenção, relação com o meio (político, social, econômico, familiar, religioso e etc.). Extrair das letras o prazer para além da satisfação rítmica e melódica foi uma experiência de amadurecimento e aperfeiçoamento de conceitos. Diante de todos os questionamentos gestados ao longo do processo da pesquisa, a problematização surgiu mediante a necessidade e a preocupação dos educadores: como tornar minha aula interessante e fazer com que meu aluno seja de fato protagonista do processo de ensino e aprendizagem?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.