IRONIA SOCRÁTICA: A ARTE DA DESTERRITORIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE CANÇÕES

Autores

  • Jefferson Silva Queiroz Unipar - Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7213

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta para utilizar a música em sala de aula com intenção de despertar os (as) alunos (as) para a leitura e consequentemente o espírito crítico sobre o mundo circundante. Durante a realização das atividades percebeu-se que, gradualmente a capacidade de questionar foi sendo despertada através da abertura e participação dos envolvidos naquela prática. Ao ler e falar sobre as letras das canções identificou-se que há mais do que melodia e ritmo em uma música, ela possui contexto, intenção, relação com o meio (político, social, econômico, familiar, religioso e etc.). Extrair das letras o prazer para além da satisfação rítmica e melódica foi uma experiência de amadurecimento e aperfeiçoamento de conceitos. Diante de todos os questionamentos gestados ao longo do processo da pesquisa, a problematização surgiu mediante a necessidade e a preocupação dos educadores: como tornar minha aula interessante e fazer com que meu aluno seja de fato protagonista do processo de ensino e aprendizagem?

Biografia do Autor

Jefferson Silva Queiroz, Unipar - Universidade Paranaense

Docente EAD - Unipar;

Filosofia, Letras, Administração e Contábeis.

Downloads

Publicado

28-09-2020

Como Citar

QUEIROZ, Jefferson Silva. IRONIA SOCRÁTICA: A ARTE DA DESTERRITORIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE CANÇÕES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 2, 2020. DOI: 10.25110/educere.v20i2.2020.7213. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7213. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência