EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS EM PIAGET, VIGOTSKY E WALLON
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7346Resumo
O presente artigo é de revisão bibliográfica, de caráter analítico e hermenêutico, com o qual intencionamos analisar os pressupostos epistemológicos para a Educação Infantil brasileira presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nossa problematização se dá na identificação da epistemologia adotada pelo governo para este documento normativo de aprendizagens para pensar o desenvolvimento da criança no contexto pedagógico do ensino na escola. Para mediação das análises, recorremos à epistemologia do desenvolvimento de Piaget, Vigotsky e Wallon premissas principais em relação ao pensamento da criança. Dos resultados do estudo, podemos inferir que o conjunto de aprendizagens essenciais presentes na BNCC para a Educação Infantil, apresenta alguns pressupostos dos três principais epistemólogos, Piaget, Vigotsky e Wallon, o que, a nosso ver, ao menos em tese, possibilita um avanço no que concerne ao norteamento da construção do currículo ao valorizar a ludicidade, a interação e a afetividade. A BNCC apresenta uma proposição de formação da criança como ser ativo; que cria, recria, constrói e se relaciona com outras crianças e adultos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.