EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS EM PIAGET, VIGOTSKY E WALLON

Autores

  • Nidal Afif Obeid Freitas Universidade do Estado do Pará
  • Nívea Maria Coelho Barbosa de Almeida
  • Ana Carolina Biscalquini Talamoni

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7346

Resumo

O presente artigo é de revisão bibliográfica, de caráter analítico e hermenêutico, com o qual intencionamos analisar os pressupostos epistemológicos para a Educação Infantil brasileira presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nossa problematização se dá na identificação da epistemologia adotada pelo governo para este documento normativo de aprendizagens para pensar o desenvolvimento da criança no contexto pedagógico do ensino na escola. Para mediação das análises, recorremos à epistemologia do desenvolvimento de Piaget, Vigotsky e Wallon premissas principais em relação ao pensamento da criança. Dos resultados do estudo, podemos inferir que o conjunto de aprendizagens essenciais presentes na BNCC para a Educação Infantil, apresenta alguns pressupostos dos três principais epistemólogos, Piaget, Vigotsky e Wallon, o que, a nosso ver, ao menos em tese, possibilita um avanço no que concerne ao norteamento da construção do currículo ao valorizar a ludicidade, a interação e a afetividade. A BNCC apresenta uma proposição de formação da criança como ser ativo; que cria, recria, constrói e se relaciona com outras crianças e adultos.

Biografia do Autor

Nidal Afif Obeid Freitas, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação para a Ciência

Departamento de Educação Geral

Educação

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Publicado

28-09-2020

Como Citar

Freitas, N. A. O., Almeida, N. M. C. B. de, & Talamoni, A. C. B. (2020). EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS EM PIAGET, VIGOTSKY E WALLON. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7346

Edição

Seção

Artigos de Revisão