A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • DANILO CESAR PEREIRA Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama.
  • Daniel de Souza Silva Prefeitura Municipal de Umuarama - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7357

Resumo

O brincar é de vital importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social da criança, considerando que estes aspectos não ocorrem de maneira isolada, mas através de uma inter-relação. Nesta perspectiva, o presente estudo, caracterizado como estudo bibliográfico, vem apresentar a origem e as primeiras teorias pedagógicas sobre o brincar, analisando, ainda, a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e como a influência de um adulto ou de outra criança, com maior conhecimento, pode ser fundamental para o aprendizado nas brincadeiras, tornando-as mais significativas para ultrapassar o que já foi assimilado pelas crianças para que o seu desenvolvimento aconteça com maior rapidez e qualidade. É importante considerar neste processo lúdico de ensino-aprendizagem, a presença do professor e de seus conhecimentos didático-pedagógicos em relação à aprendizagem, para promover os benefícios que o brincar oferece para as crianças através de atividades orientadas e adequadas à sua faixa etária, e não apenas supervisionadas, onde o brincar acontece sem a orientação do professor, ou seja, o “brincar pelo brincar” sem compromissos e objetivos com o conhecimento, com a aprendizagem e com o desenvolvimento integral da criança. No âmbito escolar, nas aulas de Educação Física da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - séries iniciais, o brincar está inteiramente relacionado às atividades, encontrando maior espaço para auxiliar no desenvolvimento integral da criança de forma sistematizada e adequada para a formação consciente do futuro cidadão.

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

PEREIRA, DANILO CESAR; SILVA, Daniel de Souza. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 21, n. 1, 2021. DOI: 10.25110/educere.v21i1.2021.7357. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7357. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão