EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (TESES E DISSERTAÇÕES) NO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7479Resumo
O presente artigo visa mapear um panorama da produção científica, também conhecido como estado da arte, sobre a aplicação da metodologia qualitativa em pesquisas com o tema Educação e Tecnologia, a elaboração deste mapeamento foi por meio de levantamento bibliográfico. A busca dessas produções foi realizada no site das instituições que oferecem cursos de Pós-graduação stricto sensu, no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Optou-se por proceder a esse levantamento por meio de três descritores: a) Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação; b) Tecnologia e educação; c) Mídias digitais na educação. Foram identificados através dos descritores e usados para análise, 85 trabalhos, sendo 4 teses de doutorado (foram encontrados trabalhos somente no doutorado em Educação da UFMT campus Cuiabá) e 81 dissertações de mestrado, distribuídos entre a Universidade de Cuiabá/Instituto Federal de Mato Grosso (UNIC/IFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O modelo tradicional de ensino tem sido posto à prova diante dos avanços das tecnologias de informação e comunicação. As tecnologias eletrônicas tem definido, em boa parte, o nosso modo de pensar e de agir. Sendo assim, é evidente a importância de pesquisas na área de educação e seus diálogos com a tecnologia, nesse sentido, este trabalho proporcionou um panorama em relação aos trabalhos feitos nesta área.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.