EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (TESES E DISSERTAÇÕES) NO ESTADO DE MATO GROSSO

Janaina Rodrigues Lima Franceschi, Victor Hugo de Oliveira Henrique

Resumo


O presente artigo visa mapear um panorama da produção científica, também conhecido como estado da arte, sobre a aplicação da metodologia qualitativa em pesquisas com o tema Educação e Tecnologia, a elaboração deste mapeamento foi por meio de levantamento bibliográfico. A busca dessas produções foi realizada no site das instituições que oferecem cursos de Pós-graduação stricto sensu, no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Optou-se por proceder a esse levantamento por meio de três descritores: a) Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação; b) Tecnologia e educação; c) Mídias digitais na educação. Foram identificados através dos descritores e usados para análise, 85 trabalhos, sendo 4 teses de doutorado (foram encontrados trabalhos somente no doutorado em Educação da UFMT campus Cuiabá) e 81 dissertações de mestrado, distribuídos entre a Universidade de Cuiabá/Instituto Federal de Mato Grosso (UNIC/IFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O modelo tradicional de ensino tem sido posto à prova diante dos avanços das tecnologias de informação e comunicação. As tecnologias eletrônicas tem definido, em boa parte, o nosso modo de pensar e de agir. Sendo assim, é evidente a importância de pesquisas na área de educação e seus diálogos com a tecnologia, nesse sentido, este trabalho proporcionou um panorama em relação aos trabalhos feitos nesta área.

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DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7479