ARBORIZAÇÃO URBANA EM TEFÉ-AM: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO BAIRRO CENTRO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7625Resumo
A arborização urbana deve ser compreendida como um elemento estruturador do espaço urbano, pois é responsável por uma série de benefícios sociais e para o meio, que melhoram a qualidade de vida nas cidades e a saúde física e mental da população. Mas, se a arborização não for realizada de maneira consciente e planejada, pode ocasionar diversos entraves no cotidiano das pessoas. Neste contexto, estudos de percepção ambiental é um importante instrumento de auxílio para o conhecimento e informações acerca da arborização e também sobre a gestão dos recursos vegetais. Este estudo objetivou avaliar a percepção ambiental sobre arborização urbana no bairro Centro do município de Tefé, estado do Amazonas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas através de um questionário semiestruturado com questões objetivas e abertas por amostragem aleatória em 14 ruas do referido bairro, no período de janeiro a fevereiro de 2016, totalizando 140 entrevistas. Os resultados indicaram que mesmo sem o conhecimento correto da maioria dos entrevistados sobre o termo “arborização urbana”, todos reconhecem os benefícios proporcionados pelas árvores, sobretudo no controle do microclima. Apesar de os moradores reconhecerem algumas desvantagens, percebe-se que há interesse da população em melhorar, apoiar e contribuir na ampliação da comunidade arbórea do bairro. Contudo, vale ressaltar a necessidade de promover campanhas de educação ambiental com esses moradores, retratando a importância da arborização, bem como, trabalhando as questões técnicas sobre o tema de modo que as desvantagens minimizem e os aspectos positivos se sobressaiam, proporcionando consequentemente mais qualidade de vida aos moradores deste bairro.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Arborização. Amazonas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.