BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS ATRAVÉS DO LÚDICO EM CAROLINA/MA

Autores

  • Maria Jose Rodrigues Universidade Estadual do MAranhão
  • Ana Rosa Marques Rosa Marques Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7895

Resumo

Este trabalho propôs a elaboração, produção, aplicação e análise da utilização do jogo educativo: “Roleta Geográfica”: Um olhar sobre a Chapada das Mesas, cujo público-alvo considerado foi de alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, com conteúdo relacionado à Educação Ambiental, voltado especificamente para a região do Parque Nacional da Chapada das Mesas. A proposta de aplicação do jogo em sala de aula iniciou-se a partir do pressuposto da inexistência de materiais didáticos pedagógicos nas escolas do município, sugerindo-se assim, a sua utilização, objetivando a conservação e preservação do Cerrado, além da abordagem de assuntos relacionados com a Geografia local do município de Carolina-MA. Apresenta como resultado a análise da aplicação do jogo, constatando que a proposta metodológica em utilizar jogos para o Ensino da Geografia pode proporcionar maior interação entre alunos e assuntos relacionados à mesma.

Biografia do Autor

Maria Jose Rodrigues, Universidade Estadual do MAranhão

Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão, Graduada em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual do Maranhão (2013) . Atualmente desenvolve pesquisas na área de Sustentabilidade, Planejamento e Educação  Ambiental, Desenvolvimento Socioespacial,  Unidades de Conservação,  e impactos Ambientais.

Ana Rosa Marques Rosa Marques, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), Especialização em Formação de Educadores Ambientais Unesp Botucatu-2000, Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista / Bauru(2003) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente (2012). Atualmente é professora Adjunta 1 da Universidade Estadual do Maranhão, analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovaveis-MA , atuando principalmente nos seguintes temas: educação Ambiental, desenvolvimento sustentável, planejamento ambiental, ordenamento terrritorial, unidades de conservação, terrritorialidade e impactos Ambientais.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

Rodrigues, M. J., & Marques, A. R. M. R. (2021). BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS ATRAVÉS DO LÚDICO EM CAROLINA/MA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7895

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa