ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA AMPARADA PELA TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.7949Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência na utilização de Robótica Educacional na aprendizagem de crianças diagnosticadas com Altas Habilidades de uma escola pública do interior do Paraná. Tal experiência contou com sete alunos com Altas Habilidades e ocorreu durante um curso de extensão oferecido por um docente e três estudantes do curso de graduação em Licenciatura em Computação da <nome da instituição omitido pelos autores>. O curso transcorreu durante, aproximadamente, três meses, com encontros semanais de duas horas cada, com aulas teórico-práticas em que o ministrante apresentava conceitos teóricos e, na sequência, realizava práticas com kits de robótica, o que pode ter colaborado para o bom desempenho dos alunos e das alunas em diferentes aspectos: organização, trabalho em equipe, planejamento mental antes da realização das atividades propostas, disciplina, socialização mediante trabalho coletivo, afetividade e capacidade de se manter focado e atento às tarefas que estavam sendo executadas. Além do desempenho valorativo, o curso foi planejado e avaliado conforme a Taxonomia dos Objetivos Educacionais, em que os alunos e as alunas atingiram três níveis de cada domínio (cognitivo, afetivo e psicomotor), pois, alcançaram os objetivos do saber, juntamente, com as emoções e com a manipulação de objetos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.