v. 22 n. 1 (2022)

Artigos

  • O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E A PEDAGOGIA SOCIAL: UMA POSSIBILIDADE

    Isabella Caroline Gil, Isabelle Nicole Gauze, Marcia Maria Fernandes de Oliveira, Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Luana Priscila Wunsch
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8203
  • CONCEITO DE AMBIENTE: COMPREENDENDO OS DISCURSOS MEDIANTE A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DA INVESTIGAÇÃO COLETIVA

    Camilla Helena Guimarães da Silva, Daniele Barros Jardim, Jacqueline de Freitas Pádua, Samuel Lopes Pinheiro
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8499
  • TRABALHANDO PRÁTICAS PARENTAIS NA PSICOTERAPIA DE GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Thaís Cristina Gutstein Nazar, Michele Quaglioto Tartari, Tereza José Luiz Zamberlan, Sidinei Santos Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.7348
  • ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA AMPARADA PELA TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS

    Carlos Roberto Beleti Junior, Ana Paula Floresta da Silva, Robertino Mendes Santiago Junior
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.7949
  • OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE GEOTECNOLOGIA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

    Alan Cezar Bezerra, Edimir Xavier Leal Ferraz, Paulo Álvaro Brasiliano Brasilino, Sidney Anderson Teixeira da Costa, Thiago Araujo da Silveira
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8132
  • ENCONTROS, TROCAS E EXPLORAÇÕES: AS RELAÇÕES ENTRE O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS BEBÊS

    Aline dos Anjos Lima, Jacqueline Silva da Silva
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8083
  • O TEATRO NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS

    Gilberto Alves
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8239
  • PERFIL DOS ESTUDANTES DE LETRAS VERNÁCULAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO CURSO

    Jeiziane da Silva Oliveira, Marinalva Lopes Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8172
  • SAÚDE MENTAL DAS FAMÍLIAS FRENTE AO DISTANCIAMENTO SOCIAL EM ÉPOCA DE PANDEMIA

    Thaís Cristina Gutstein Nazar, Allana Sthefany Pedron, Carine FAtima Alves, Jessica Michele Remussi, Graciane Barboza Silva
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8326
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA (2010 - 2020)

    Raiane Oliveira da Silva, Carolina Amaral Tavares da Silva
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8399
  • EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: A IMPORTÂNCIA PARA O DOCENTE DE CONHECER A HISTÓRIA DA DOCÊNCIA NO BRASIL

    Vanessa Cristina dos Anjos de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8603
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E AS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Graziela de Souza Sombrio, Arlete Pereira
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8801
  • O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    Alberson da Silva Nascimento, Francielle Cristina dos Santos Zamberlan, Cristiane Ferreira Berto Ulian, Juliana Toledo Faexo Sella, Milene Almeida Silva, Rafaella Correia Floriano
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8987
  • MONITORIA ACADÊMICA REMOTA: PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

    Laura Beatriz Gouveia Silva, Mayara Bocchi, Hugo Machado Sanchez, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva, Eduardo Vignoto Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8914
  • QUESTÕES EDUCACIONAIS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ, ANOS 2007 E 2015

    Luciana Virginia Mario Bernardo, Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha, Adelsom Soares Filho
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8988
  • DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA NA EVASÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Breno Henrique Bianco Zanoni, Tiago Venturi, Robson Simplício de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8666
  • BULLYING ESCOLAR: UMA VISÃO GERAL DO CYBERBULLYING NO COTIDIANO ESCOLAR NO PÓS-PANDEMIA

    Flankiney Ramos Viana
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8908
  • O PROGRAMA REUNI E A INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: UMA REVISÃO NARRATIVA

    Tatiane Marisa Marafigo Zander, Luiz Alberto Pilatti, Roberto Bondarik, Cidmar Ortiz dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.9012
  • DESAFIOS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS TEÓRIOS E PRÁTICOS DE ANATOMIA HUMANA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PORTO ALEGRE

    Ana Paula Silva, Giovana Hamerski Trombetta, Augusto Camillo Tamujo, Lauren Macedo Xavier, Cleidilene Ramos Magalhães
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8833
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E NECESSIDADES

    Reginaldo Peixoto, Rosana Aparecida Campos, Gislaine Cristina Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8865
  • COMO CUIDADORES PODEM ESTIMULAR HÁBITOS DE ESTUDO EM CRIANÇAS?

    Maria Ester Rodrigues, Alessandra Sorbara
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8890
  • PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE APRENDIZAGEM REMOTA DURANTE PANDEMIA DE COVID-19

    Gabriel Brito Silva Lana, Isabella Lidório Pires Silva, Karoline Stephany de Campos Gandra, Luís Henrique Castro Fonseca Coelho, Maria Eduarda Veloso Amaral, Tales Cangussu Fonseca, Marcos Vinícius Macedo de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8862