OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE GEOTECNOLOGIA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8132

Resumo

Este trabalho relata uma experiência de Ensino e Extensão Universitária em uma escola de Ensino Médio na cidade de Calumbi-PE, no Sertão pernambucano, com estudantes do 1º Ano, por meio de Oficinas Didáticas Interdisciplinares para a sensibilização ambiental. O impacto das ações humanas sobre o meio ambiente pode ser melhor compreendido e percebido a partir do uso de geotecnologias, da interdisciplinaridade e do pensamento complexo. Foram realizados oito momentos interdisciplinares baseados em uma proposta de Oficinas Didáticas Interdisciplinares que têm como fundamentos teóricos a Resolução de Problemas, a Hermenêutica, a Dialética, a Dialogicidade e a Complexidade. Como resultados, percebemos que os discentes solucionaram problemas de forma reflexiva sobre a prática apresentando respostas com um olhar mais holístico e crítico acerca de alguns aspectos de impactos ambientais; eles também conseguiram aplicar as geotecnologias na resolução dos problemas trazidos nas Oficinas e sensibilizaram-se a respeito de problemáticas ambientais locais e globais, além de produzirem artefatos de sensibilização ambiental para a comunidade escolar com base nos conhecimentos obtidos com a proposta pedagógica.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

BEZERRA, Alan Cezar; FERRAZ, Edimir Xavier Leal; BRASILINO, Paulo Álvaro Brasiliano; COSTA, Sidney Anderson Teixeira da; SILVEIRA, Thiago Araujo da. OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE GEOTECNOLOGIA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.8132. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/8132. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos