OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE GEOTECNOLOGIA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8132Resumo
Este trabalho relata uma experiência de Ensino e Extensão Universitária em uma escola de Ensino Médio na cidade de Calumbi-PE, no Sertão pernambucano, com estudantes do 1º Ano, por meio de Oficinas Didáticas Interdisciplinares para a sensibilização ambiental. O impacto das ações humanas sobre o meio ambiente pode ser melhor compreendido e percebido a partir do uso de geotecnologias, da interdisciplinaridade e do pensamento complexo. Foram realizados oito momentos interdisciplinares baseados em uma proposta de Oficinas Didáticas Interdisciplinares que têm como fundamentos teóricos a Resolução de Problemas, a Hermenêutica, a Dialética, a Dialogicidade e a Complexidade. Como resultados, percebemos que os discentes solucionaram problemas de forma reflexiva sobre a prática apresentando respostas com um olhar mais holístico e crítico acerca de alguns aspectos de impactos ambientais; eles também conseguiram aplicar as geotecnologias na resolução dos problemas trazidos nas Oficinas e sensibilizaram-se a respeito de problemáticas ambientais locais e globais, além de produzirem artefatos de sensibilização ambiental para a comunidade escolar com base nos conhecimentos obtidos com a proposta pedagógica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.