Manoel Bonfim e a Sociedade do Futuro
Resumo
Manuel Bonfim, escritor sergipano, em 1901, quando resumia as idéias de B. Clark sobre a sociedade do futuro, baseada no princípio da igualdade, de que o aumento da produção capitalista, eliminaria, no futuro toda e qualquer fronteira entre as classes sociais, questionava-as por achá-las utópicas. A partir daí faz-se uma análise das idéias de Bonfim em relação, não só às idéias de Clark, mas às de outros autores em relação ao que se entendeu por um processo no Brasil. Começa-se uma caminhada histórica desde a influência positivista com as idéias de ordem e progresso, a visão autoritária que se tem em relação ao processo; a concepção de que o Brasil é um país agrário (resquício do colonialismo); a crítica às políticas da época; a questão do racismo; a influência das políticas econômicas que deram certo em outros países sendo implantadas no Brasil e do povo brasileiro. Por isso, Bonfim propõe uma outra forma de mudança que seria a via educacional.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.