PERFIL DOS ESTUDANTES DE LETRAS VERNÁCULAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO CURSO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8172Resumo
A profissão docente se encontra frente à necessidade de diversas superações, a fim de chegar ao objetivo fundamental que é a efetiva aprendizagem dos estudantes. Nesta perspectiva, é fundamental a atenção à diversidade de sujeitos, considerando suas particularidades, trajetórias e desafios. Este trabalho apresenta resultados de um estudo quali-quantitativo que buscou conhecer o perfil dos acadêmicos e compreender os aspectos da relação professor e estudante no contexto universitário. Tivemos como cenário uma universidade pública no interior da Bahia, contando com a participação de 61 acadêmicos do curso de licenciatura em Letras Vernáculas. Utilizamos um questionário com a finalidade de conhecer o perfil dos discentes e suas percepções sobre as relações estabelecidas com o estudo, colegas e professores. A partir das respostas, percebemos que há distância e formalidade na relação entre docentes e discentes. Quanto aos acadêmicos, constatamos que se trata de um grupo que vem mudando a cara do ensino superior, embora sejam os cursos de licenciatura, há algum tempo, frequentados pelas classes menos favorecidas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.