A Construção do Conhecimento: Uma Abordagem Construtivista

Maria Christina B. Raupp Calabresi

Resumo


O mundo passa por transformações em todas as esferas do relacionamento humano. As ciências, aparentemente intocáveis, são questionadas nas suas metodologias e essência. E a Educação não poderia ficar alheia a este processo transformador. No presente texto, busca-se analisar, de forma prática e objetiva, a produção do conhecimento na história, seus avanços e recuos. De forma similar, procura-se indicar um caminho alternativo para uma nova relação no ensino numa perspectiva construtivista: de como ensinar conteúdos relevantes de forma a propiciar aprendizagens significativas, visando à formação do homem capaz de aprender conteúdos e ressignificá-los, construindo assim novos conhecimentos. Busca-se, ainda, ressaltar a nova relação entre o professor, o aluno e o conhecimento no contexto escolar, rompendo com uma nova visão autoritária, meramente transmissora de informações, para uma relação democrática e construtora de representações.

Texto completo:

PDF


Esse periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR