O TEATRO NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8239

Resumo

A história do teatro e da humanidade sempre caminharam lado a lado e em sua coletividade os seres humanos sempre empregaram o teatro como uma forma de expressão. O teatro está nos palcos profissionais ou amadores, nas casas de espetáculos, nas ruas, praças, feiras e também nas salas de aula. Como ferramenta ele tem se mostrado importante e ativo na formação de estudantes críticos de suas realidades, principalmente na fase do ensino médio, onde os adolescentes buscam a sua subjetividade e maneiras de se colocarem e conhecerem o mundo em que vivem. Este trabalho objetivou, por meio de uma pesquisa bibliográfica, identificar a importância do teatro na educação, com ênfase no Ensino Médio. Ficou demonstrado, a partir de relatos de casos, o importante papel que o teatro possui como agente de experiência e aprendizagem de vida, apesar de todas as dificuldades e preconceitos que a Arte de maneira geral sofre no processo escolar, pois muitas pessoas ainda consideram a Arte algo secundário na formação das crianças e dos adolescentes. Esta percepção é motivada principalmente pela crença que a educação deve ser um processo totalmente pragmático e racional que forme bons profissionais para o mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

26-10-2022

Como Citar

ALVES, Gilberto. O TEATRO NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.8239. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/8239. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos