O TEATRO NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8239Resumo
A história do teatro e da humanidade sempre caminharam lado a lado e em sua coletividade os seres humanos sempre empregaram o teatro como uma forma de expressão. O teatro está nos palcos profissionais ou amadores, nas casas de espetáculos, nas ruas, praças, feiras e também nas salas de aula. Como ferramenta ele tem se mostrado importante e ativo na formação de estudantes críticos de suas realidades, principalmente na fase do ensino médio, onde os adolescentes buscam a sua subjetividade e maneiras de se colocarem e conhecerem o mundo em que vivem. Este trabalho objetivou, por meio de uma pesquisa bibliográfica, identificar a importância do teatro na educação, com ênfase no Ensino Médio. Ficou demonstrado, a partir de relatos de casos, o importante papel que o teatro possui como agente de experiência e aprendizagem de vida, apesar de todas as dificuldades e preconceitos que a Arte de maneira geral sofre no processo escolar, pois muitas pessoas ainda consideram a Arte algo secundário na formação das crianças e dos adolescentes. Esta percepção é motivada principalmente pela crença que a educação deve ser um processo totalmente pragmático e racional que forme bons profissionais para o mercado de trabalho.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.