Movimento Mangue Beat: Musica Popular, Antropofagia e o Iluminismo

Autores

  • Herom Vargas

Resumo

Este artigo visa demonstrar a incompatibilidade entre o raciocínio de Theodor Adorno quanto à Indústria Cultural e o perfil antropofágico da cultura brasileira, tomando como referência a música popular, especificamente o Movimento Mangue Beat desenvolvido em Pernambuco nos anos 90. O pressuposto básico é que a riqueza da música popular brasileira em termos cultural, estético e comunicacional está em seu perfil aberto a absorver influências externas e embaralhar os conceitos de folclore, erudição e cultura de massa. A canção popular brasileira rompe com a noção de centro de referência e identidade defendida pelo teórico da Escola de Frankfurt.

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Como Citar

VARGAS, Herom. Movimento Mangue Beat: Musica Popular, Antropofagia e o Iluminismo. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 2, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/837. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos