CONCEITO DE AMBIENTE: COMPREENDENDO OS DISCURSOS MEDIANTE A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DA INVESTIGAÇÃO COLETIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8499Resumo
O presente trabalho buscou refletir sobre o conceito de ambiente de uma forma geral, bem como o histórico, as perspectivas e os discursos ambientais que o cercam ao longo do tempo. A metodologia utilizada foi a “Investigação Coletiva na Docência”, isto é, uma estratégia pedagógica que orienta uma aprendizagem significativa e surge pela inquietude de um aprendizado (HIDALGO, 2017). No presente caso realizou-se o seguinte questionamento: “O que é ambiente?”, de forma a gerar uma autorreflexão inicial da pesquisa no grupo de trabalho. O referencial teórico foi composto por autores como Geraldino (2014), Loureiro (2003; 2012), Sauvé (2016), Hannigan (2009) e Sanchez (2011), que nos fizeram perceber os diversos discursos ambientais existentes. Os resultados nos levaram a quatro categorizações sobre ambiente, enquanto: espaço, interação, subjetividade e questionamento. O conhecimento construído no processo investigativo sobre ambiente aproxima-se do conceito que o considera enquanto subjetividade, no qual é um conjunto de elementos, constituído pelas interações, reações e retroações de inúmeros processos, no qual estamos inseridos e fazemos parte, reciprocamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.