EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: A IMPORTÂNCIA PARA O DOCENTE DE CONHECER A HISTÓRIA DA DOCÊNCIA NO BRASIL

Autores

  • Vanessa Cristina dos Anjos de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8603

Resumo

O objetivo do presente trabalho é de promover reflexões acerca do trabalho do docente no Brasil, apontando a importância de os próprios docentes conhecerem essa história. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, dialogando com bibliografias referentes ao assunto que auxiliaram na composição desse trabalho. Serão apresentados alguns apontamento históricos sobre a profissão, o trabalho docente e a historiografia na educação brasileira; o texto apresenta considerações também sobre a realidade do trabalho docente e seus desafios e um breve apontamentos sobre o trabalho docente do ensino superior durante a pandemia da Covid- 19. A formação docente surge atrelada à expansão do sistema de ensino e à própria organização da carreira docente. Nesse contexto, a partir da discussão apresentada, foi possível inferir que formação inicial docente, poderia ser a porta de entrada para a construção de um profissional crítico, atualizado e apto a atuar em seu campo de ação, com uma atitude de avaliação da sua prática constantemente, pois atualmente, a demanda é de docentes que atuem atentos a uma nova geração de alunos.

Downloads

Publicado

26-10-2022

Como Citar

ALMEIDA, Vanessa Cristina dos Anjos de. EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: A IMPORTÂNCIA PARA O DOCENTE DE CONHECER A HISTÓRIA DA DOCÊNCIA NO BRASIL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.8603. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/8603. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos