EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: A IMPORTÂNCIA PARA O DOCENTE DE CONHECER A HISTÓRIA DA DOCÊNCIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8603Resumo
O objetivo do presente trabalho é de promover reflexões acerca do trabalho do docente no Brasil, apontando a importância de os próprios docentes conhecerem essa história. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, dialogando com bibliografias referentes ao assunto que auxiliaram na composição desse trabalho. Serão apresentados alguns apontamento históricos sobre a profissão, o trabalho docente e a historiografia na educação brasileira; o texto apresenta considerações também sobre a realidade do trabalho docente e seus desafios e um breve apontamentos sobre o trabalho docente do ensino superior durante a pandemia da Covid- 19. A formação docente surge atrelada à expansão do sistema de ensino e à própria organização da carreira docente. Nesse contexto, a partir da discussão apresentada, foi possível inferir que formação inicial docente, poderia ser a porta de entrada para a construção de um profissional crítico, atualizado e apto a atuar em seu campo de ação, com uma atitude de avaliação da sua prática constantemente, pois atualmente, a demanda é de docentes que atuem atentos a uma nova geração de alunos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.