TDAH E A CRESCENTE MEDICALIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “MOMMY”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023.8772

Resumo

O artigo propõe uma pesquisa sobre a temática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), analisada a partir da Psicologia Histórico-Cultural, tendo como autor base L. Vigotski, A. Luria e A. Leontiev. Buscamos estabelecer críticas ao modelo biologizante sobre o TDAH, visando as suas implicações no âmbito escolar e as relações entre o diagnóstico e a crescente medicalização. A pesquisa será de caráter qualitativo e, como fonte de pesquisa, será analisado o filme canadense “Mommy” (2014) e o contexto do personagem adolescente “Steve”, diagnosticado com o transtorno. Com esta pesquisa, observamos que existem inúmeros diagnósticos que são realizados de forma precoce e como a medicalização vem aumentando de forma contínua no Brasil e no mundo. Concluímos que o indivíduo é um ser biopsicossocial e que é necessário considerar todos os seus aspectos para compreender e auxiliar seu aprendizado e desenvolvimento antes de reduzir o sujeito em apenas um diagnóstico.

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Publicado

10-02-2023

Como Citar

CASTIGLIONI, Paula Vitória Puertas; GONÇALVES, Raquel Miranda; SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. TDAH E A CRESCENTE MEDICALIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “MOMMY”. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 33–53, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023.8772. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/8772. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos