DESAFIOS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS TEÓRIOS E PRÁTICOS DE ANATOMIA HUMANA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PORTO ALEGRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8833

Resumo

O avanço na educação pode ser alcançado por meio de pesquisas que evidenciem as dificuldades encontradas por professores da educação básica.  O objetivo deste estudo foi analisar os principais desafios indicados pelos professores de ciências e biologia no ensino dos conteúdos relacionados à anatomia humana nas escolas da rede pública de Porto Alegre. A partir de um questionário on-line, os professores responderam às questões relacionadas à sua graduação, formação continuada, tempo de experiência, qual disciplina atuam na escola e quais são os principais desafios para ensinar conteúdos teóricos e práticos de anatomia nas aulas de ciências ou biologia. Os professores elencaram que a infraestrutura é uma das suas principais dificuldades para o ensino de atividades práticas relacionadas aos conteúdos de anatomia, pois em muitas escolas não há laboratórios e materiais didáticos. A maioria dos professores indicou que os sistemas endócrino e nervoso são os mais difíceis de abordar durante as aulas teóricas e práticas. Embora os professores tenham experiência no ensino de todos os conteúdos, a maioria respondeu que gostariam de receber atualizações de todos os conteúdos de anatomia. Com base nos principais desafios apontados nessa pesquisa, discutimos que com uma infraestrutura melhor, as Instituições de Ensino Superior poderiam contribuir na elaboração de materiais didáticos, promoção de visitas aos laboratórios, de eventos ou de cursos de formação continuada para docentes. A união entre as Instituições da Educação Básica e Superior de ensino fortalecerá a educação e consequentemente atribuirá benefícios à sociedade.

Downloads

Publicado

09-11-2022

Como Citar

SILVA, Ana Paula; TROMBETTA, Giovana Hamerski; TAMUJO, Augusto Camillo; XAVIER, Lauren Macedo; MAGALHÃES, Cleidilene Ramos. DESAFIOS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS TEÓRIOS E PRÁTICOS DE ANATOMIA HUMANA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PORTO ALEGRE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.8833. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/8833. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos