DESAFIOS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS TEÓRIOS E PRÁTICOS DE ANATOMIA HUMANA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8833Resumo
O avanço na educação pode ser alcançado por meio de pesquisas que evidenciem as dificuldades encontradas por professores da educação básica. O objetivo deste estudo foi analisar os principais desafios indicados pelos professores de ciências e biologia no ensino dos conteúdos relacionados à anatomia humana nas escolas da rede pública de Porto Alegre. A partir de um questionário on-line, os professores responderam às questões relacionadas à sua graduação, formação continuada, tempo de experiência, qual disciplina atuam na escola e quais são os principais desafios para ensinar conteúdos teóricos e práticos de anatomia nas aulas de ciências ou biologia. Os professores elencaram que a infraestrutura é uma das suas principais dificuldades para o ensino de atividades práticas relacionadas aos conteúdos de anatomia, pois em muitas escolas não há laboratórios e materiais didáticos. A maioria dos professores indicou que os sistemas endócrino e nervoso são os mais difíceis de abordar durante as aulas teóricas e práticas. Embora os professores tenham experiência no ensino de todos os conteúdos, a maioria respondeu que gostariam de receber atualizações de todos os conteúdos de anatomia. Com base nos principais desafios apontados nessa pesquisa, discutimos que com uma infraestrutura melhor, as Instituições de Ensino Superior poderiam contribuir na elaboração de materiais didáticos, promoção de visitas aos laboratórios, de eventos ou de cursos de formação continuada para docentes. A união entre as Instituições da Educação Básica e Superior de ensino fortalecerá a educação e consequentemente atribuirá benefícios à sociedade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.